Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49254

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorFURTADO, Maria Gabriela de Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-03-02T13:55:05Z-
dc.date.available2023-03-02T13:55:05Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationFURTADO, Maria Gabriela de Figueiredo. As relações étnico-raciais no ensino de matemática: um estudo com professores dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49254-
dc.description.abstractAs relações étnico-raciais é um tema complexo que envolve diferentes aspectos, entre os quais incluem-se aqueles vinculados aos processos educacionais. Nesse sentido, a escola pode constituir-se num importante espaço de aprendizagens a partir de reflexões e ações que valorizem a diversidade cultural, bem como proporcione a desconstrução de discursos e práticas educativas que silenciam ou estereotipam pessoas de diferentes origens étnicas e culturais. No Brasil a Lei 10.639/03 determina o ensino de conteúdos referentes à História e Cultura africana e afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar, incluindo a área de matemática. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar com professores da Educação Básica possíveis articulações entre o ensino de Matemática e a Lei 10.639/03 das relações étnico-raciais. Este estudo teve uma abordagem qualitativa, a qual desenvolveu-se com a participação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental que ensinam Matemática em escolas públicas do estado de Pernambuco e do Ceará. Para produção de dados foram utilizados dois procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada e um processo formativo, ambos realizados na plataforma Google Meet, a qual permitiu o registro em vídeo e áudio das situações de pesquisa. Entrevistaram-se 11 docentes, sendo 4 deles atuavam em escolas de Pernambuco e os outros professores lecionavam em escolas do Ceará. Na segunda etapa, realizaram-se encontros formativos com a participação de 8 docentes que havia sido entrevistados. Os professores foram distribuídos em 2 grupos, conforme a disponibilidade de dia e horário para participarem dos encontros. Cada grupo foi composto por 4 docentes. Os componentes do grupo 1 eram todos do Ceará, enquanto o grupo 2 possuía um componente de Pernambuco e 3 do Ceará. As análises das entrevistas evidenciaram que na formação inicial e continuada, a maioria dos professores não teve oportunidades para aprofundar sobre a Lei 10.639/03, a educação das relações étnico-raciais, nem sobre suas possíveis associações com ensino de Matemática. Apenas três deles demonstraram conhecimento específico sobre essa Lei 10.639/03, quando detalharam aspectos de sua obrigatoriedade. Os demais participantes não a conheciam ou a destacaram de maneira breve. Em relação ao processo formativo, os professores participaram ativamente dos encontros, engajados, desenvolvendo reflexões sobre as temáticas. O grupo 1 demonstrou interesse em aprender e saber mais sobre as temáticas abordadas nos encontros. Enquanto o grupo 2 assumiu uma postura mais ativa, expressando opiniões e partilhando experiências pertinentes em diálogo com a pesquisadora. A pesquisa criou evidências sobre a necessidade de desenvolver situações de formação de professores que promovam não apenas reflexões, mas também ações que relacionem a educação matemática com as relações étnico-raciais, sobretudo no enfrentamento do racismo. Para transpor os desafios de uma educação matemática antirracista, são necessários novos e diversificados estudos que aprofundem as discussões e que investiguem os processos de formação de professores que ensinam Matemática, na perspectiva da Lei 10.639/03 e das diretrizes para a educação das relações étnico-raciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectProfessores – anos finaispt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleAs relações étnico-raciais no ensino de matemática : um estudo com professores dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2293650370471775pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxEthnic-racial relations are a complex issue that involves different aspects, among which are those linked to educational processes. In this sense, the school can become an important learning space based on reflections and actions that value cultural diversity, as well as providing the deconstruction of educational discourses and practices that silence or stereotype people of different ethnic and cultural origins. In Brazil, Law 10.639/03 determines the teaching of contents related to African and Afro- Brazilian History and Culture within the scope of the entire school curriculum, including the area of mathematics. This research study aimed to analyse, with Basic Education teachers, possible articulations between the teaching of Mathematics and the Law 10.639/03 on ethnic-racial relations. This study had qualitative approach, which was developed with final years of Elementary School teachers who teach Mathematics in public schools in the estates of Pernambuco and Ceará. For data production, two methodological procedures were used: a semi-structured interview and a teacher education process, both carried out on the Google Meet platform, which allowed video and audio recording of research situations. Eleven teachers were interviewed, 4 of them working in schools in Pernambuco and the other teachers teaching in schools in Ceará. In the second stage, teacher education meetings were held with the participation of 8 teachers who had been interviewed. There were two groups of teachers formed according to availability of day and time to participate in the meetings. Each group was composed of 4 teachers. The components of group 1 were all from Ceará, while group 2 had a component from Pernambuco and 3 from Ceará. The analyses of the interviews provide evidence that in initial and continued teacher education, most teachers did not have opportunities to deepen on Law 10.639/03, the education of ethnic-racial relations, nor about its possible associations with Mathematics teaching. Only three of them demonstrated specific knowledge about the Law 10.639/03, when they detailed aspects of its obligation. The other participants did not know about it or highlighted it briefly. Regarding the teacher education process, the teachers actively participated in the meetings, engaged, developing reflections on the themes. Group 1 showed interest in learning and knowing more about the themes covered in the meetings. While group 2 assumed a more active posture, expressing opinions and sharing relevant experiences in dialogue with the researcher. The research study created evidence about the need to develop teacher education situations that promote not only reflections, but also actions that relate mathematics education with ethnic-racial relations, especially in the face of racism. To overcome the challenges of an anti-racist mathematics education, new and diversified studies are needed that deepen the discussions and investigate the educational processes of teachers who teach mathematics, from the perspective of Law 10.639/03 and the education of ethnic-racial relations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Gabriela de Figueiredo Furtado.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons