Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49288

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorJUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite-
dc.date.accessioned2023-03-08T13:31:36Z-
dc.date.available2023-03-08T13:31:36Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationJUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite. A informação de moda sem gênero no Instagram: o corpo ressignificado através do vestuário. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49288-
dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo entender como a comunicação das marcas ajuda a construir o conceito da moda sem gênero através de suas linguagens visuais e verbais na rede social Instagram. O estudo da informação da moda sem gênero é entendido como um meio para se compreender o campo das representações a partir da linguagem verbal e visual publicitária, tendo como pressuposto de que o design produz modos de expressão, que toda ação da comunicação envolve sujeitos sociais e que a comunicação publicitária e a moda são dois veículos de transferência de significados do produto para os sujeitos. Portanto, nosso embasamento teórico encontra-se nas teorias de gênero e da linguagem. A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir da teoria dos atos de fala de Austin (1990) e da análise do discurso de Maingueneau (2011), trazendo as marcas de moda sem gênero como atuantes nas ações performáticas de gênero, embasados na teoria Queer e na performatividade, de modo a promover a reflexão sobre a forma de vestir dos corpos, assim como um lugar de fala e do pensamento de mudança e de resistência. Para tanto, desenvolvemos uma ficha de análise que organizou as informações coletadas a partir da observação da cenografia e ethos discursivo. Nosso corpus foi formado por 195 postagens, que geraram sete (07) categorias e oito (08) funções, que, juntas, compuseram as quatro linhas de significação que responderam à nossa questão de pesquisa: a informação publicitária de moda normaliza as novas concepções de gênero, funcionando como uma pedagogia; a informação publicitária de moda inclui padrões de beleza corporal; a informação publicitária de moda torna o agênero uma terceira existência; e a informação publicitária de moda endossa a binaridade de gênero.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformação de Modapt_BR
dc.subjectModa sem Gêneropt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectInformação Publicitáriapt_BR
dc.titleA informação de moda sem gênero no Instagram : o corpo ressignificado através do vestuáriopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Flavia Zimmerle da Nobrega-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5282563002393879pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this study was to understand how brand communication helps to build the concept of genderless fashion through their visual and verbal languages on the Instagram social network. The study of genderless fashion information is understood as a means to understand the field of representations from the verbal and visual language of advertising, based on the assumption that design produces modes of expression, that every communication action involves social subjects. And that advertising communication and fashion are two vehicles for transferring meanings from the product to the subjects. Therefore, our theoretical basis is found in theories of gender and language theories. The methodology used was developed based on Austin's theory of speech acts (1990) and Maingueneau's discourse analysis (2011), bringing genderless fashion brands as actors in gender performative actions, based on Queer theory and performativity, in order to promote reflection on the way of dressing bodies, as well as a place of speech and thought of change and resistance. For that, we developed an analysis sheet that organized the information collected from the observation of the scenography and discursive ethos. Our corpus was made up of 195 posts, which generated 07 categories and 08 functions, which together made up the four lines of meaning that answered our research question: fashion advertising information normalizes new gender conceptions, functioning as a pedagogy; fashion advertising information includes body beauty standards; fashion advertising information turns gender into a third existence; and fashion advertising information endorses gender binarity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5484105489714622pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Iracema Tatiana Ribeiro Leite Justo.pdf8,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons