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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4937

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Jorge Expedito de Gusmãopt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Carlos Bezerra dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:35:02Z
dc.date.available2014-06-12T17:35:02Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationBezerra de Oliveira, Carlos; Expedito de Gusmão Lopes, Jorge. Uma análise das evidências da aplicação do proceder sóciointeracionista de Vygotsky nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, nos Estados da Paraíba e Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4937
dc.description.abstractDesde os primeiros vestígios da Pesquisa em Contabilidade no Brasil, vê-se aplicação de um modelo de ensino de transmissão do saber, oriundo da própria qualificação tecnicista da profissão contábil. A partir deste pressuposto, deve-se refletir o ensino em Contabilidade sob uma nova visão educacional, embasada em uma forma de aprendizagem não mais tecnicista ou de repasse do conhecimento. Mas sim, sob uma teoria o qual faz do professor não um ser repassador de seus conhecimentos, porém um instigador do seu aluno do aprender a aprender, a Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. Adotou-se como objetivo do presente estudo analisar o ensino em Contabilidade ministrada pelas Instituições de Ensino Superior, o qual se investigou duas Instituições particulares e duas Instituições públicas, utilizando-se dos conceitos vislumbrados pela construção do conhecimento. Refletiu-se sobre a contribuição de Lev Semenovich Vygotsky, alicerçado principalmente nos pressupostos dos agentes culturais como peças imprescindíveis para a construção pessoal do conhecimento. No tocante a este estudo, lançou-se mão do método indutivo, sendo a tipologia desta investigação baseada em pesquisa bibliográfica e classificada como exploratória, pois buscou apreender a experimentação estudada. Concluiu-se, portanto, que a formação do aluno em Ciências Contábeis deve ser vislumbrada sobre um "ambiente sócio-interacionista" de ensino, apregoadas por Vygotsky, ambientes este o qual o professor realmente conscientize-se da importância do "educador-educando", com estratégias e procedimentos claros, utilizando-se de trabalhos em grupo e possuindo uma relação pedagógica de ensinopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino em Contabilidadept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleUma análise das evidências da aplicação do proceder sóciointeracionista de Vygotsky nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, nos Estados da Paraíba e Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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