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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4937
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LOPES, Jorge Expedito de Gusmão | pt_BR |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Carlos Bezerra de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:35:02Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:35:02Z | |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Bezerra de Oliveira, Carlos; Expedito de Gusmão Lopes, Jorge. Uma análise das evidências da aplicação do proceder sóciointeracionista de Vygotsky nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, nos Estados da Paraíba e Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4937 | |
dc.description.abstract | Desde os primeiros vestígios da Pesquisa em Contabilidade no Brasil, vê-se aplicação de um modelo de ensino de transmissão do saber, oriundo da própria qualificação tecnicista da profissão contábil. A partir deste pressuposto, deve-se refletir o ensino em Contabilidade sob uma nova visão educacional, embasada em uma forma de aprendizagem não mais tecnicista ou de repasse do conhecimento. Mas sim, sob uma teoria o qual faz do professor não um ser repassador de seus conhecimentos, porém um instigador do seu aluno do aprender a aprender, a Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. Adotou-se como objetivo do presente estudo analisar o ensino em Contabilidade ministrada pelas Instituições de Ensino Superior, o qual se investigou duas Instituições particulares e duas Instituições públicas, utilizando-se dos conceitos vislumbrados pela construção do conhecimento. Refletiu-se sobre a contribuição de Lev Semenovich Vygotsky, alicerçado principalmente nos pressupostos dos agentes culturais como peças imprescindíveis para a construção pessoal do conhecimento. No tocante a este estudo, lançou-se mão do método indutivo, sendo a tipologia desta investigação baseada em pesquisa bibliográfica e classificada como exploratória, pois buscou apreender a experimentação estudada. Concluiu-se, portanto, que a formação do aluno em Ciências Contábeis deve ser vislumbrada sobre um "ambiente sócio-interacionista" de ensino, apregoadas por Vygotsky, ambientes este o qual o professor realmente conscientize-se da importância do "educador-educando", com estratégias e procedimentos claros, utilizando-se de trabalhos em grupo e possuindo uma relação pedagógica de ensino | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interacionismo | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Uma análise das evidências da aplicação do proceder sóciointeracionista de Vygotsky nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, nos Estados da Paraíba e Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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