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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49390
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CRUZ, Cassius Marcelus | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ketheleen Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T14:54:03Z | - |
dc.date.available | 2023-03-20T14:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ketheleen Vieira da. O estágio supervisionado no cenário pandêmico: um estudo sobre a experiência dos estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49390 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos licenciandos de Ciências Sociais, especificamente durante a realização do componente curricular estágio supervisionado no período pandêmico, dos anos de 2021 e 2022. Os objetivos específicos do estudo, concentraram-se em compreender de que modo as relações estabelecidas entre professores e estagiários, estagiários e alunos no campo escolar e principalmente, licenciandos e ensino remoto foram afetados pela realidade de crise sanitária, analisando o processo de formação dos discentes através dos relatos obtidos nas entrevistas, assim como, de que maneira essas vivências se materializaram diante de um quadro tão adverso e desafiador. Para responder essas questões, a pesquisa consultou revisão de literatura, análise de dados secundários, realização de entrevistas semiestruturadas, aplicação de formulários e registros da etnografia/diários de campo realizados durante o período do estágio supervisionado. Concluiu-se que a pandemia da Covid-19 afetou todo o campo educacional a nível global, consequentemente a organização das instituições de ensino sejam elas públicas ou privadas foram condicionadas a organizarem-se através da modalidade remota emergencial, o que trouxe limitações para as relações estabelecidas entre professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Os discentes afirmaram sentir exaustão emocional e física durante a experiência do ensino emergencial remoto, e por consequência dessa realidade somada ainda ao quadro sanitário, não conseguiam ter um aproveitamento acadêmico qualitativo comparado as trocas desenvolvidas no cenário presencial. Os licenciandos também afirmaram ser a ausência de experiência pedagógica articulada a Programas de Incentivo à Docência (PIBID) e Residência os elementos que provocaram maiores desafios em sua formação, o que por consequência enfraqueceu o interesse dos estudantes pela carreira profissional. No entanto, os laços construídos entre estagiários e o campo escolar, assim como, com os docentes supervisores e orientadores de estágio fortaleceram o pertencimento dos licenciandos com a profissão. Os estudantes de licenciatura enfrentaram uma realidade adversa desafiadora durante o desenvolvimento dos estágios, mas em simultâneo foram oportunizados de ter vivências de dentro da profissão, mesmo com lacunas significativas em relação a qualidade da formação de professores. Nesse sentido, é de suma importância pensar os componentes curriculares como o estágio supervisionado, somados ainda aos projetos e Programas de Iniciação à Docência (PIBID), como elementos de sustentação da formação de professores. Pois o modo como esses estudantes são acompanhados durante a graduação, estimulados a experienciar a profissão de dentro das escolas por meio do estágio, influenciam no pertencimento necessário para o fortalecimento da carreira profissional. O que nos leva a pensar que, a formação qualitativa dos estudantes de licenciatura depende de fatores administrativos/institucionais, mas também da forma como esses espaços articulam através da gestão democrática propostas que canalizem as demandas do componente curricular e também da massa de discentes que serão posteriormente futuros professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | formação de professores | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | regência | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado no cenário pandêmico: um estudo sobre a experiência dos estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5451696373026065 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6312918210963869 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze the experiences of Social Sciences undergraduates, specifically during the supervised internship curricular component in the pandemic period, in the years 2021 and 2022. The specific objectives of the study focused on understanding how the relationships established between teachers and interns, interns and students in the school field, and mainly, undergraduates and remote teaching were affected by the reality of the health crisis, analyzing the students' training process through the reports obtained in the interviews, as well as how these experiences materialized in the face of such an adverse and challenging scenario. To answer these questions, the research consulted a literature review, analysis of secondary data, semi-structured interviews, and application of forms and records of ethnography/field diaries carried out during the supervised internship period. It was concluded that the Covid-19 pandemic affected the entire educational field globally, consequently the organization of educational institutions, whether public or private, were conditioned to organize themselves through the emergency remote modality, which brought limitations to the relationships established between teachers and students in the teaching and learning processes. Students claimed to feel emotional and physical exhaustion during the experience of remote emergency teaching, and as a result of this reality added to the sanitary situation, they were unable to have a qualitative academic performance compared to the exchanges developed in the face-to-face setting. The undergraduates also stated that the lack of pedagogical experience linked to Teaching Incentive Programs (PIBID) and Residency were the elements that caused the greatest challenges in their training, which consequently weakened the students' interest in the professional career. However, the bonds built between interns and the school field, as well as with supervisory teachers and internship advisors, strengthened the belonging of undergraduates to the profession. The undergraduate students faced a challenging adverse reality during the development of the internships, but at the same time, they were allowed to have experiences within the profession, even with significant gaps in the quality of teacher training. In this sense, it is extremely important to think about curricular components such as the supervised internship, in addition to the projects and Programs for Teaching Initiation (PIBID), as support elements for teacher training. Because the way these students are monitored during graduation encouraged them to experience the profession from within the schools through the internship, influencing the necessary belonging to strengthen their professional career. This leads us to think that the qualitative training of undergraduate students depends on administrative/institutional factors, but also on how these spaces articulate, through democratic management, proposals that channel the demands of the curricular component and also of the mass of students who will be later future teachers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Sociologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
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