Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49395

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLIMA, Renan Lourenço de-
dc.date.accessioned2023-03-20T16:22:58Z-
dc.date.available2023-03-20T16:22:58Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationLIMA, Renan Lourenço de. Análise da (re)construção de mapas conceituais como estratégia na resolução de problemas de química. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49395-
dc.description.abstractO presente estudo é de natureza básica, caracterizado por um viés de cunho qualitativo em que buscou-se investigar a elaboração de mapas conceituais como estratégia para a resolução de uma situação-problema, relacionada ao tema “Combustíveis como fonte de energia”, com alunos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Química, na Universidade Federal de Pernambuco – CAA. Para a realização desse estudo foi necessário promover uma oficina sobre mapas conceituais, a fim de familiarizar os envolvidos quanto ao uso da ferramenta. Dividindo-se os participantes em dois grupos, propusemos através de diferentes atividades planejadas a (re)construção coletiva e sucessiva de três mapas conceituais, utilizando palavras/conceitos emergentes de debates sobre o tema proposto, a leitura e discussão de um texto sobre o tema, e o redirecionamento a resolução de uma situação-problema. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados como instrumento de coleta de dados: elaboração de mapas conceituais, gravações em vídeo dos momentos de elaboração dos mapas, registros dos momentos discussões (de maneira verbal) realizadas durante o processo de elaboração dos mapas, bem como dos momentos de explicação da resolução da situação-problema proposta. Os dados obtidos nesse estudo foram transcritos e analisados a partir dos principais movimentos cognitivos da aprendizagem significativa. De acordo a análise dos dados, pudemos verificar que os mapas conceituais se constituem como uma ferramenta que fornece possibilidades de organização e construção de estratégias para o qual podem ser aplicadas a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem de conteúdos de química, bem como de outras ciências, de forma que o processo de ensino-aprendizagem seja desafiador, motivador e significativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAnálise da (re)construção de mapas conceituais como estratégia na resolução de problemas de químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4524402525679052pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study is of a basic nature, characterized by a qualitative bias in which it sought to investigate the elaboration of concept maps as a strategy for solving a problem situation, related to the theme "Fuel as a source of energy", with students from the Institutional Scholarship for Teaching Initiation (PIBID) of the Degree in Chemistry, at the Federal University of Pernambuco – CAA. In order to carry out this study, it was necessary to promote a workshop on conceptual maps, in order to familiarize those involved with the use of the tool. Dividing the participants into two groups, we proposed through different planned activities the collective and successive (re)construction of three concept maps, using words/concepts emerging from debates about the proposed theme, the reading and discussion of a text about the theme, and the redirection to solve a problem situation. In the methodological procedures, the following instruments were used for data collection: elaboration of conceptual maps, video recordings of the moments of elaboration of the maps, records of the moments of discussions (verbally) carried out during the process of elaboration of the maps, as well as of the moments of explanation of the proposed problem-situation resolution. The data obtained in this study were transcribed and analyzed from the main cognitive movements of meaningful learning. According to the data analysis, we were able to verify that the conceptual maps are constituted as a tool that provides possibilities of organization and construction of strategies to which problem solving can be applied, favoring the learning of chemistry contents, as well as other sciences, so that the teaching-learning process is challenging, motivating and meaningful.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renan Lourenço de Lima.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons