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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49412

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Título: Contribuições de mestre Eckhart para a formação humana em uma perspectiva da mística
Autor(es): MOURA, Luiz Felipe de Arruda
Palavras-chave: Formação humana; Educação; Mística; Mestre Eckhart
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Luiz Felipe de Arruda. Contribuições de mestre Eckhart para a formação humana em uma perspectiva da mística. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A história em sociedade, foi marcada por situações que implicaram o mundo e suas visões em todos os sentidos e aspectos da realidade. É com base nessa premissa que esse estudo se insere nos debates sobre Educação, Filosofia e Formação Humana, em uma perspectiva da Mística. Em um sentido formativo-epistemológico, o trabalho toma como referência o pensamento de Mestre Eckhart, por identificarmos que sua produção pode oferecer um olhar problematizador acerca de certas concepções que, de lá para cá, orientam, determinam e influenciam as concepções que se tem acerca do Ser humano, do mundo e seus próprios processos formativos. Nesse sentido, problematizamos: quais as contribuições da mística eckhartiana para a formação humana? Em seguida, propomos como objetivo geral: analisar a relação entre Mística e Educação na filosofia de Eckhart. Especificamente: a) compreender as especificidades do pensamento místico de Eckhart; b) mapear a categoria da mística nas plataformas e bancos de dados das produções brasileiras; c) apresentar contribuições do pensamento eckhartiano para o Campo da Educação. Do ponto de vista metodológico, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter bibliográfico, por entendermos que sua finalidade é aproximar o homem do seu pensamento em perspectiva e as leituras de mundo da realidade e dos desafios que nos evocam. Sobre os achados, destacamos os aspectos da incompletude tanto humana, quanto da Educação; a busca por um agir coerente e possibilidade de indicação de outras categorias que nos ajudem a pensar acerca dos caminhos de acessos a novos processos que nos conduzam a maturidade humana e espiritual. Logo, compreendemos que o pensamento de Eckhart se torna propositivo à medida que chama nossa atenção para outras possibilidades formativas e modos de pensarmos nossas relações com o mundo e o Outro que nos evoca, provoca, circunda, amplia, ultrapassa e transcende.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49412
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