Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49431

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Giselle de Melo-
dc.date.accessioned2023-03-22T14:27:28Z-
dc.date.available2023-03-22T14:27:28Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Giselle de Melo. Inovações de micro e pequenos empresários: uma análise voltada para as capacidades de gestão e de comercialização do município de Arcoverde-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49431-
dc.description.abstractO trabalho busca compreender a Capacidade de Inovação com o enfoque na Capacidade de Gestão e de Comercialização nas micro e pequenas empresas. A pesquisa ocorreu no município de Arcoverde, Pernambuco, com o intuito de perceber como as inovações acontecem em MPEs em pequenos centros urbanos. O estudo foi guiado pela teoria das capacidades de inovação, a qual apresenta a inovação com base na alocação de recursos físicos ou não físicos. A teoria propõe que as empresas são dotadas de quatro capacidades de inovação (tecnológica, operacional, gerenciamento e comercialização), que são orquestradas e levam as empresas ao desempenho inovador. Segundo a teoria, tal modelo se encaixa em economias emergentes, pois possibilita ganhos de competitividade. Devido a algumas limitações de desenvolvimento tecnológico que as micro e pequenas empresas enfrentam, a atual pesquisa adaptou ao modelo proposto por Zawislak et al., (2012) e focou nas capacidades de gerenciamento e de comercialização. O estudo abordou a análise qualitativa, em que foram entrevistados 5 empresários de micro e de pequenas empresas do município. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores e os relatos dos entrevistados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os gestores nas MPEs localizadas no município desenvolvem as suas capacidades de gerenciamento e de comercialização e buscam utilizar técnicas eficazes para materializar seus negócios. No entanto, dependendo do setor de atividade, a decisão estratégica de priorizar uma capacidade ou outra depende da sua visão de negócios e de suas próprias pretensões de inovação. Ou seja, em vez de uma estratégia empresarial, tem-se uma visão pessoal sobre a identificação de oportunidades imediatas, com a mobilização das Capacidades de Gestão e de Comercialização para a sua exploração. Essas escolhas do gestor são determinadas pelas interações com o seu ambiente e pela constante busca para crescer ou sobreviver nos negócios. As ações rotineiras de otimização de processos e o uso eficiente de recursos se confundem com as próprias atividades de inovação. Nesse cenário, o que faz a diferença é a experiência dos gestores, a aptidão para ampliar o negócio e a liderança para mobilizar os funcionários em torno dos objetivos que ele define como sendo responsáveis para uma empresa de sucesso.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração comercialpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectGerênciapt_BR
dc.subjectCapacidade executivapt_BR
dc.titleInovações de micro e pequenos empresários : uma análise voltada para as capacidades de gestão e de comercialização do município de Arcoverde-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4925715419474769pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9021255927956657pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe small company understands the capacity for innovation with a focus on management and promotion of the search in micro and companies. The Pernambuco research was carried out in the municipality of Arcoverde, in order to understand how innovations in urban centers. The study was guided by the theory of innovation capabilities, which presents innovation based on the allocation of physical or non-physical resources. The theory that companies are endowed with four innovation capabilities (technological, operational, management and promotion), in which they are orchestrated and lead as companies to innovative performance. According to theory, such a model fits emerging economies, as it enables gains in competitiveness. Due to some proposed developments as micro and small companies, a current technological research adapted to Zawislak (2012) and Reichert, Camboim e Zawislak (2015). The study is qualitative, it was not qualitative and reliable 5 analysis of micro companies in the municipality. As a data collection instrument, semi-structured interviews were used with managers and reports of images of the data collected through the technique. The results of their business that the managers in the PM used were not executed as their management and operating and operating capabilities that operationally utilized materials. However, prioritizing an activity, or prioritizing a capability, depends on your business acumen and your own innovation pretensions. That is, immediately, from a business strategy, there is a personal view on the identification of opportunities of opportunities, instead of a mobilization of management and promotion capacities with their exploitation. These manager choices are constantly pursued with our environment and our business. The routine actions of process optimization and efficient use are confused with the innovation activities themselves. In this scenario, what makes the difference is the managers, the experience to expand the business and the successor company the employees around the goals that he defines as responsible for the company.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Giselle de Melo Siqueira.pdf979,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons