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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49462

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlcoforado, Elidomar-
dc.contributor.authorSILVA, Natiele Vaz da-
dc.contributor.authorCabral, Renata Kathyllen de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-23T14:27:44Z-
dc.date.available2023-03-23T14:27:44Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2023-03-16-
dc.identifier.citationSILVA, Natiele Vaz da. CABRAL, Renata Kathyllen de Oliveira. Imagem Publicitária do Brasil: uma perspectiva histórica em 50 anos (1972-2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49462-
dc.description.abstractAs campanhas publicitárias que compõem a promoção do turismo de um determinado destino contribuem para a construção da imagem e influenciam a percepção do público-alvo, podendo ir ao encontro da identidade do destino. Neste contexto, este artigo tem por objetivo analisar a imagem construída do turismo no Brasil em uma perspectiva histórica a partir da materiais publicitários de promoção turística, tendo como lapso temporal os últimos 50 anos. O arcabouço teórico baseou-se nos conceitos de imagem do destino vis a vis a complexidade do conceito de turismo, da identidade turística e do gerenciamento de impressões. A metodologia de pesquisa alicerçou-se na vertente qualitativa, com foco na abordagem visual, baseada em análise documental e análise de conteúdo qualitativa. Os resultados apresentam uma mudança no perfil das campanhas, nas quais era possível perceber foco em determinado segmento turístico do país, fomento a práticas de misoginia, além de fornecer caráter reducionista à grupos complexo, onde posteriormente passa a explicitar o cariz multivariado do turismo, além da evolução da imagem percebida numa perspectiva série-temporal. Com isso, foi possível a criação de uma quadro analítico, realizando um compilado sobre os períodos abordados e suas respectivas características e enfoques no que tange a publicidade turística.pt_BR
dc.format.extent40ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectImagem turísticapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleImagem publicitária do Turismo do Brasil: uma perspectiva histórica em 50 anos (1972-2022)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8004088232063118pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3688337280152512pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6864014988621371pt_BR
dc.description.abstractxThe advertising campaigns that make up the promotion of tourism in a given destination contribute to the construction of the image and influence the perception of the target audience, and can meet the identity of the destination. In this context, this article aims to analyze the constructed image of tourism in Brazil in a historical perspective from advertising materials for tourism promotion, taking the last 50 years as a time lapse. The theoretical framework was based on the concepts of destination image vis a vis the complexity of the tourism concept, tourist identity and impression management. The research methodology was based on the qualitative aspect, focusing on the visual approach, based on document analysis and qualitative content analysis. The results show a change in the profile of the campaigns, in which it was possible to perceive a focus on a certain tourist segment in the country, fostering practices of misogyny, in addition to providing a reductionist character to complex groups, which later goes on to explain the multivariate nature of tourism, in addition to of the evolution of the image perceived in a time-series perspective. With this, it was possible to create an analytical framework, making a compilation of the periods covered and their respective characteristics and approaches with regard to tourist advertising.pt_BR
dc.degree.departamentHotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduationTurismopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo

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