Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49465

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Frederico Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Anderson Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-03-23T17:06:55Z-
dc.date.available2023-03-23T17:06:55Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Anderson Pinheiro. Análise automática de feedback em ambientes virtuais de aprendizagem. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49465-
dc.description.abstractO feedback é um componente muito importante no processo de ensino-aprendizagem, pois ajuda o aluno a identificar as lacunas e avaliar o seu progresso no aprendizado. Em cursos a distância o feedback se torna ainda mais importante, pois é um dos recursos mais utilizados na interação entre professor e aluno, já que ambos estão separados fisicamente. No entanto, devido ao crescimento significativo da quantidade de alunos em cursos a distância, é difícil para os instrutores fornecer um feedback de alta qualidade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem para analisar automaticamente os feedbacks fornecidos por professores em cursos online. Para isso, foram utilizados recursos linguísticos para extrair as características dos textos e algoritmos de aprendizagem de máquina para classificação. O objetivo é que os modelos de aprendizagem de máquina aprendam os padrões de bons feedbacks textuais que foram apresentados durante o treinamento. Foram realizados experimentos com base em duas teorias educacionais de feedback propostas na literatura utilizando diferentes classificadores, entre eles, o Random Forest, AdaBoost, XGBoost e o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers). Além de verificar qual algoritmo obtém os melhores resultados, também propomos a análise de quais as características são mais relevantes para cada classificador usando a medida Mean Decrease Gini (MDG) e o método eXplainable Artificial Intelligence (XAI). Os experimentos seguiram uma sequência de análise de cada classificador, começando pelo Random Forest e com base nos resultados obtidos, outros classificadores eram analisados com o objetivo de melhorar a acurácia do modelo. Os resultados obtidos demostram uma boa acurácia e os modelos gerados podem ser utilizados integrados em sistemas educacionais para ajudar o professor a fornecer um bom feedback ao aluno, onde a ferramenta apresentará quais os níveis de feedback e boas práticas de feedback o texto do professor possui, e com base nessa informação ele irá ajustar o seu texto para conseguir atingir o maior número de boas práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise automática de feedback em ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELLO, Rafael Ferreira Leite de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3833454062140432pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6195215666638965pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxFeedback is a very important component in the teaching-learning process, as it helps students to identify gaps and assess their learning progress. In distance courses, feedback becomes even more important, as it is one of the most used resources in the interaction between teacher and student, since both are physically separated. However, due to the significant growth in the number of students in distance courses, it is difficult for instructors to provide high quality feedback. In this context, this work aims to propose an approach to automatically analyze the feedback provided by teachers in online courses. For this, linguistic resources were used to extract the characteristics of the texts and machine learning algorithms for classification. The goal is for the machine learning models to learn the good textual feedback patterns that were presented during training. Experiments were carried out based on two educational feedback theories proposed in the literature using different classifiers, including Random Forest, AdaBoost, XGBoost and BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers). In addition to verifying which algorithm obtains the best results, we also propose the analysis of which features are most relevant for each classifier using the measure Mean Decrease Gini (MDG) and the method eXplainable Artificial Intelligence (XAI). The experiments followed a sequence of analysis of each classifier, starting with Random Forest and based on the results obtained, other classifiers were analyzed with the aim of improving the accuracy of the model. The results obtained demonstrate good accuracy and the generated models can be used integrated in educational systems to help the teacher to provide good feedback to the student, where the tool will present what levels of feedback and good feedback practices the teacher’s text has, and based on that information, he will adjust his text to achieve the highest number of good practices.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6190254569597745pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Anderson Pinheiro Cavalcanti.pdf2,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons