Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49538

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNETO, José Euzebio Simões-
dc.contributor.authorBRITO, Bruna de Freitas-
dc.date.accessioned2023-03-30T18:09:46Z-
dc.date.available2023-03-30T18:09:46Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationBRITO, Bruna de Freitas. Diferentes tipos de linguagens na resolução de estudos de caso sobre ácidos e bases envolvendo fake news. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49538-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa a emergência da linguagem científica e de outros tipos de linguagem no contexto das Fake News envolvendo os conceitos de ácido e base no Ensino de Química, apresentando uma Questão Sociocientífica (QSC). Estruturamos um caminho metodológico em que, inicialmente, buscamos realizar uma breve revisão de literatura sobre questões sociocientíficas no Ensino de Química, a fim de compreender o cenário e fazer a escolha por uma QSC que fosse relevante para trabalhar no contexto da pesquisa, com Licenciandos em Química. O segundo momento foi a aplicação de um questionário, que possibilitou nossa compreensão acerca das concepções iniciais dos licenciandos a respeito da Ciência, das Fake News e da sociedade. O terceiro momento foi a elaboração, validação e aplicação de um estudo de caso, que foi baseado em Fake News e no contexto dos conceitos de ácidos e bases. Para isso, elaboramos dois estudos de caso (EC) que foram validados por especialistas, para a escolha de um, que atendesse os requisitos de um bom estudo de caso para o contexto dos licenciandos. Todos estes momentos fizeram parte de uma intervenção didática, que contou também com um debate acerca de um artigo científico e discussão sobre a resolução final do caso. Essa intervenção foi realizada por meio do Google Meet, devido ao momento da Pandemia da COVID-19. Os questionários foram analisados e categorizamos as respostas dos licenciandos, para então realizar uma discussão em torno dessas categorizações, o que foi pertinente para entendermos as concepções e os perfis dos licenciandos. A resolução do EC foi essencial pois possibilitou nossa visão acerca da utilização dos diferentes tipos de linguagem que emergem na discussão de questões de natureza controversa. Na análise feita das relações semânticas existentes entre termos científicos e termos do cotidiano percebemos que a linguagem científica sobressai nas respostas dos licenciandos quando atribuem significados aos conceitos de ácidos e bases.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁcido e basept_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.titleDiferentes tipos de linguagens na resolução de estudos de caso sobre ácidos e bases envolvendo fake newspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Flávia Cristiane Vieira da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8510607978983465pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the emergence of language scientific and other types of language in the context of Fake News involving the concepts of acid and base in Chemistry Teaching, presenting a Socio-Scientific Question (SCQ). We structured a methodological path in which, initially, we sought to carry out a brief literature review on socio-scientific issues in Chemistry Teaching, in order to understand the scenario and make the choice for a SSI that was relevant to work in the context of research, with undergraduates in Chemistry. The second moment was the application of a questionnaire, which enabled our understanding of the undergraduates' initial conceptions about Science, Fake News and society. The third moment was the elaboration, validation and application of a case study, which were based on Fake News and in the context of the concepts of acids and bases. For this, we developed two case studies (CE) that were validated by experts, to choose one that met the requirements of a good Case study for the context of the undergraduates. All these moments were part of a didactic intervention, which also included a debate about a scientific article and discussion about the final resolution of the Case. This intervention was carried out through Google Meet, due to the moment of the COVID-19 Pandemic. The questionnaires were analyzed and we categorized the answers of the graduates, to then carry out a discussion around these categorizations, which was relevant to understand the conceptions and profiles of the graduates. The CE resolution was essential because it enabled our view on the use of different types of language that emerge in the discussion of issues of a controversial nature. In the analysis of the semantic relationships between scientific terms and everyday terms, we noticed that scientific language stands out in the answers of undergraduates when they attribute meanings to the concepts of acids and bases.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Bruna de Freitas Brito.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons