Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49546

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAJEÚ, Hélio Márcio-
dc.contributor.authorSANTOS, Wérleson Alexandre de Lima-
dc.date.accessioned2023-03-31T14:01:34Z-
dc.date.available2023-03-31T14:01:34Z-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Wérleson Alexandre de Lima. Descaminhos da informação em curso: desinformação e luta de classes no Brasil da pós-verdade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49546-
dc.description.abstractTendo em vista as diversas problemáticas que o uso sistemático de informações falsas tem causado ao redor do mundo, essa pesquisa tem o principal objetivo de compreender a desinformação como um fenômeno político relacionado ao capitalismo. É aplicada uma visão materialista sobre a desinformação, com vistas a compreendê-la a partir de manifestações físicas, cognitivas e sociais, tomando como base as visões de Buckland (2017) e Dantas (2012) sobre as dimensões da informação e sobre informação enquanto processo de trabalho, respectivamente; é traçado também um quadro teórico que visa categorizar os tipos de desinformação com base em conceitos trazidos por Araújo (2021) e Miranda e Santos-D’Amorim (2021). A desinformação, portanto, é entendida como uma forma de manipulação de massas por meio da difusão ideológica da classe dominante sobre a classe trabalhadora, por intermédio do uso da produção ideológica de gêneros discursivos pela superestrutura, materializada na forma de aparelhos ideológicos de Estado, tendo como base teórica a filosofia bakhtinana da linguagem, bem como escritos marxistas sobre ideologia. Nesse sentido, os problemas com desinformação acontecem sob um contexto cultural de pós-verdade, que é entendida como uma consequência do avanço do neoliberalismo em diversas esferas da vida, e que emerge a partir do estabelecimento de um interregno proveniente de uma crise de autoridade e hegemonia do capitalismo. No Brasil, a crise ganha contornos concretos a partir das Jornadas de Junho de 2013, por meio da convergência entre violência policial, cobertura da imprensa, mídias sociais e despolitização. A radicalização de uma Nova Direita é apontada como resultado de um processo que data desde a redemocratização nos anos 1980, mas que somente ganha força a partir das portas da crise abertas em Junho, com uma extrema-direita bem organizada, fazendo uso de produção ideológica para manipulação, e uma esquerda fragilizada que se mostra incapaz de fazer uma força proporcional. Nesse sentido, a educação informacional que almeje combater essa desinformação deve ser feita por uma via radical e revolucionária, na perspectiva de construir as condições de emancipação da classe trabalhadora; seguindo essa linha de pensamento, é buscado trazer qual o papel de bibliotecários e profissionais da informação nesse processo. Ao final, são apontadas possibilidades de ações concretas para esse combate, bem como alguns nortes teóricos de pesquisa, além de apontar os efeitos da luta de classes na Biblioteconomia que impedem que ações mais efetivas sejam tomadas pela categoria como um todo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectEducação informacionalpt_BR
dc.subjectExtrema-direita brasileirapt_BR
dc.subjectIdeologia políticapt_BR
dc.titleDescaminhos da informação em curso : desinformação e luta de classes no Brasil da pós-verdadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9733000823413364pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1483750169047328pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxRegarding the many problems that the systematic use of false information has caused around the world, this research has the main goal of understanding disinformation as a political phenomenon related to capitalism. A materialist view of disinformation is applied, aiming to see it as a phenomenon of physical, cognitive and social manifestations, based on the views of Buckland (2017) and Dantas (2012) on the dimensions of information and on information as a work process, respectively; a theoretical framework is also outlined that aims to categorize types of disinformation based on concepts brought by Araújo (2021) and Miranda and Santos-D’Amorim (2021). Disinformation here is understood as a form of mass manipulation through the ideological diffusion of the ruling class over the working class, through the use of the ideological production of discursive genres by the superstructure, materialized in the form of ideological apparatuses of the State, based on Bakhtin's theoretical philosophy of language, as well as Marxist writings on ideology. In this sense, the problems with disinformation occur under a post-truth cultural context, which is understood as a consequence of the advance of neoliberalism in various spheres of life, and which emerges from the establishment of an interregnum arising from a crisis of authority and hegemony of capitalism. In Brazil, the crisis takes on concrete contours from the Brazilian Protests in June of 2013, through the convergence between police violence, press coverage, social media and depoliticization. The radicalization of a Brazilian New Right-Wing is pointed out as a result of a process that dates back to the redemocratization in the 1980s, but which only gained strength after the doors of the crisis opened in June, with a well-organized far-right, making use of ideological production for manipulation, and a weakened left that is incapable of exerting proportional force. In this sense, informational education that aims to combat this disinformation must be carried out in a radical and revolutionary way, which aims to build the conditions for the emancipation of the working class; in this train of thoughts, the research tries to give a take on what is the role of librarians and information professionals in this process. In the end, possibilities for concrete actions are pointed out for this fight, as well as new theoretical research guidelines, in addition to pointing out the effects of the class struggle in Librarianship that prevent more effective actions from being taken by the category.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO Wérleson Alexandre de Lima Santos.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons