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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49550

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorSILVA, João Victor-
dc.date.accessioned2023-03-31T15:36:32Z-
dc.date.available2023-03-31T15:36:32Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.date.submitted2023-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, João Victor, Identificando os instrumentos de avaliação no ensino de física em escolas do agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49550-
dc.description.abstractA prova com questões é talvez o instrumento de avaliação mais comum em quase todas as disciplinas, principalmente as das ciências exatas. O processo de avaliação é fundamental para que o de ensino-aprendizagem possa ter resultados satisfatórios de fato, relacionando o aprendizado do aluno com todo o processo de ensino de conteúdos em sala de aula. Para tanto se faz necessário que o docente tenha ciência das caraterísticas do instrumento que está sendo utilizado para avaliar o aluno, assim como quais os benefícios ou malefícios o instrumento trará no momento da avaliação e em qual momento do processo de ensino-aprendizagem será melhor aplicá-lo. Buscando identificar quais instrumentos avaliativos são mais utilizados no curso de física no ensino médio atualmente, foi desenvolvido o presente trabalho. Com uma visão embasada na importância da diversificação e do entendimento por parte do docente do tipo de instrumento avaliativo que está sendo utilizando, foi desenvolvida um questionário estruturado com um grupo de docentes com formação em licenciatura em física que lecionam no ensino médio. Verificou-se que em sua maioria o instrumento predominante ainda é a prova, e que embora abordem como necessário a utilização de uma gama maior de instrumentos visando a avaliação formativa, não usam essa diversidade atualmente em sala de aula, deixando para segundo plano instrumentos como seminários ou pesquisas individuais ou em grupo, professores e professoras alegam que têm pouco tempo em sala de aula devido ao calendário da secretaria de educação do estado de Pernambuco, esse seria um dos fatores que impede planejar e utilizar maior diversidade de instrumentos e técnicas de avaliação em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumentos Avaliativospt_BR
dc.titleIdentificando os instrumentos de avaliação no ensino de física em escolas do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0109005608821026pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxThe test with questions is perhaps the most common assessment instrument in almost all disciplines, especially those of the exact sciences. The evaluation process is fundamental so that teaching-learning can actually have satisfactory results, relating the student's learning with the entire process of teaching content in the classroom. Therefore, it is necessary that the teacher is aware of the characteristics of the instrument being used to evaluate the student, as well as what benefits or harm so the instrument will bring at the time of evaluation and at what point in the teaching-learning process it will be better to apply it. In order to identify which evaluative instruments are most used in the physics course in high school today, the present work was developed. With a vision based on the importance of diversification and understanding by the teacher of the type of evaluative instrument being used, a semi-structured research was developed with a group of teachers with full training in physics degree who teach in high school. It was found that most of the predominant instrument is still the proof, and that although they approach as necessary the use of a wider range of instruments for formative evaluation, they do not currently use this diversity in the classroom, leaving for the background instruments such as seminars or individual or group research. teachers and teachers claim that they have little time in the classroom due to the calendar of the department of education of the state of Pernambuco, this would be one of the factors that prevents planning and using greater diversity of assessment instruments and techniques in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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