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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49562

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Wylla Tatiana Ferreira e-
dc.contributor.authorARAUJO, Fernanda Trigueiro de Almeida-
dc.date.accessioned2023-04-03T13:01:52Z-
dc.date.available2023-04-03T13:01:52Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationARAUJO, Fernanda Trigueiro de Almeida. Caracterização e georreferenciamento do ambiente alimentar comunitário em um município do sertão paraibano. 2023. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49562-
dc.description.abstractDiante dos desequilíbrios nos sistemas alimentares, a alimentação também está condicionada a fatores relacionados às questões culturais, sociais, biológicas e econômicas da sociedade. Unidos, estes são capazes de caracterizar o ambiente alimentar. Essa caracterização é capaz de definir estes locais “desertos alimentares” ou “pântanos alimentares”, que são áreas onde o acesso a alimentos in natura é ausente ou dificultado, ou apresentam grande facilidade de aquisição de alimentos ultraprocessados, respectivamente. Identificar esses desequilíbrios no ambiente alimentar é necessário para evidenciar situações de Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN), estando diretamente relacionadas ao surgimento de problemas de saúde. Portanto, o objetivo deste estudo é caracterizar o ambiente alimentar do município de Patos-PB no tocante à existência de desertos e pântanos alimentares. A população estudada foi constituída pelo comércio varejista de alimentos da cidade de Patos-PB. Para a obtenção dos dados, foram pesquisados junto ao IBGE e na Secretaria Municipal de Infraestrutura do Município de Patos, arquivos contendo as coordenadas geográficas das divisões políticas estaduais e municipais e a localização dos bairros do município. Outros dados como pessoas residentes e a listagem dos estabelecimentos de aquisição de alimentos da cidade foram coletados pela ferramenta Sinopse por Setores e pela plataforma Radar SEBRAE de Oportunidades, respectivamente. Para identificar um deserto alimentar, foi observada, dentro de um raio de 500 metros, a ausência ou um número total de estabelecimentos de aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados e locais que produzem refeições ou estabelecimentos mistos menor que 4. Já para um pântano alimentar, foi analisada a presença de ao menos 4 estabelecimentos de aquisição de processados ou ultraprocessados dentro do raio de 500 metros. Foi realizada a avaliação da densidade total de estabelecimentos de aquisição de alimentos por bairro, e por categoria de estabelecimentos. Nos 26 bairros analisados foram encontrados um total de 987 estabelecimentos de aquisição de alimentos. Deste total, 69,40% são estabelecimentos mistos, 15,90% estabelecimentos de aquisição de processados e ultraprocessados e 14,69% são estabelecimentos de aquisição de in natura ou minimamente processados e locais que produzem refeições. Dentre o quantitativo dos bairros da cidade, 29,62% destes foram considerados pântanos alimentares e 25,92% foram identificados como desertos alimentares. No tocante à concentração dos estabelecimentos, eles estão localizados predominantemente no setor central, prejudicando as regiões periféricas da cidade. Diante disso, combater os desertos e pântanos alimentares em todo o território nacional é primordial, devido a relação definida entre a disponibilidade e o acesso aos estabelecimentos de processados e ultraprocessados, bem como a dificuldade de acesso aos alimentos in natura ou minimamente processados e os respectivos desfechos de saúde. Por isso, incentivar a criação de políticas públicas que visem garantir a segurança alimentar e nutricional da população é condição intrínseca à efetivação da cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema Alimentarpt_BR
dc.subjectDesertos Alimentarespt_BR
dc.subjectSegurança Alimentarpt_BR
dc.titleCaracterização e georreferenciamento do ambiente alimentar comunitário em um município do sertão paraibanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5168140597197627pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8513280632338275pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Nutricao, Atividade Fisica e Plasticidade Fenotipicapt_BR
dc.description.abstractxIn the face of imbalances in food systems, food is also conditioned by factors related to cultural, social, biological, and economic issues in society. United, these are able to characterize the food environment. This characterization is capable of defining these places as "food deserts" or "food swamps", which are areas where access to fresh foods is absent or difficult, or where ultra-processed foods are easily available, respectively. Identifying these imbalances in the food environment is necessary to highlight situations of Food and Nutrition Insecurity (FNS), being directly related to the emergence of health problems. Therefore, the objective of this study is to characterize the food environment of the municipality of Patos-PB regarding the existence of food deserts and swamps. The studied population consisted of food retailers in the city of Patos-PB. To obtain the data, files containing the geographical coordinates of the state and municipal political divisions and the location of the neighborhoods of the municipality were collected from the IBGE and the Municipal Secretariat of Infrastructure of the Municipality of Patos. Other data, such as resident people and the listing of the city's food procurement establishments, were collected by the Synopsis by Sectors tool and the SEBRAE Radar of Opportunities platform, respectively. To identify a food desert, it was observed, within a radius of 500 meters, the absence or a total number of fresh or minimally processed food procurement establishments and places that produce meals or mixed establishments lower than 4. As for a food swamp, it was analyzed the presence of at least 4 processed or ultra-processed food procurement establishments within the radius of 500 meters. The total density of food procurement establishments was assessed by neighborhood, and by category of establishment. In the 26 neighborhoods analyzed, a total of 987 food procurement establishments were found. Of this total, 69.40% are mixed establishments, 15.90% are processed and ultra-processed food procurement establishments, and 14.69% are fresh or minimally processed food procurement establishments and places that produce meals. Among the city neighborhoods, 29.62% were considered food swamps and 25.92% were identified as food deserts. Regarding the concentration of establishments, they are predominantly located in the central sector, jeopardizing the peripheral regions of the city. In view of this, combating food deserts and food swamps throughout the national territory is paramount, due to the definite relationship between the availability and access to processed and ultra-processed establishments, as well as the difficulty of access to fresh or minimally processed foods and the respective health outcomes. Therefore, encouraging the creation of public policies aimed at ensuring food and nutritional security of the population is an intrinsic condition to the effectiveness of citizenship.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

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