Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49575

Compartilhe esta página

Título: Aceleração da estimação do modelo de máquinas de vetores de suporte para bases de dados massivos : uma nova abordagem através da fusão de SVMs fracos e esféricos
Autor(es): PIMENTEL, Jonatha Sousa
Palavras-chave: Estatística aplicada; Dados massivos
Data do documento: 10-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PIMENTEL, Jonatha Sousa. Aceleração da estimação do modelo de máquinas de vetores de suporte para bases de dados massivos: uma nova abordagem através da fusão de SVMs fracos e esféricos. 2023. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A capacidade de geração de dados nos últimos anos, atingiu níveis nunca antes vistos. Mais dados em apenas dois anos do que em 5 mil anos de história, aumento em 50 vezes do volume gerado em um período de 10 anos, termos como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial cada vez mais comumente vistos e falados. Provocado por essa mudança, é necessária a utilização de técnicas capazes de analisar tal quantidade de dados, sejam elas estatísticas ou de aprendizado de máquina, onde se destaca a interseção entre as duas áreas. Dentre as diversas técnicas existentes e de destaque, a técnica a ser aqui trabalhada são as máquinas de vetores de suporte (SVM - do inglês Support Vector Machine), introduzida por Vapnik em 1995, que busca a separação e classificação de observações através da construção de hiperplano ótimo. Apesar do grande uso, os modelos SVM sofrem para serem estimados em bases de dados massivas, sendo necessária a utilização de técnicas para enfrentar tal problema. Frente a este problema, neste trabalho serão implementadas as técnicas Sphere SVM, Speed Up SVM para a classificação, além do modelo proposto Fusion SVM, para a utilização em dados massivos. Os resultados obtidos ao comparar os modelos para diferentes bases de dados simuladas e reais, apresentam modelos que permitem a manutenção da capacidade preditiva do modelo SVM, bem como a sua estimação em um décimo do tempo do modelo completo. Além disso, para bases de dados cada vez maiores, é possível observar o melhor desempenho do modelo Fusion SVM sobre os demais.
Descrição: ARA, Anderson, também é conhecido em citações bibliográficas por: SOUZA, Anderson Luiz Ara.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49575
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jonatha Sousa Pimentel.pdf14,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons