Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49598

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorLIMA, Daniel Magalhães de Andrade-
dc.date.accessioned2023-04-05T12:42:26Z-
dc.date.available2023-04-05T12:42:26Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationLIMA, Daniel Magalhães de Andrade. A vida gestual das vozes: dublagem e performance na cultura audiovisual. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49598-
dc.description.abstractDesde que as tecnologias de captura e reprodução da imagem e do som foram desenvolvidas, a possibilidade de articular vozes e gestos foi empregada diversamente. A dublagem, dispositivo que opera a partir de tal possibilidade, atravessa variados produtos audiovisuais, sendo operada no cinema desde o começo dos filmes falados, mas também em videoclipes, performances cotidianas em plataformas de redes sociais e tradições da performance ao vivo. Reconhecendo que as articulações midiáticas de vozes e gestos agenciam problemas de corpo, questiona-se: que procedimentos são operacionalizados na construção dos corpos audiovisíveis? Como a interação com vozes age nas formações dos corpos nas culturas audiovisuais? O que dublagens podem nos revelar sobre as formações dos corpos pelas tecnologias playback?. Com tal problemática, a tese objetiva debater as normatividades de “corpo” e de “sujeito” inscritas nos arranjos performáticos das tecnologias audiovisuais, atravessando perspectivas sobre raça, gênero e outros demarcadores. Seguindo dublagens, convocam-se diferentes produções audiovisuais para conduzir a investigação a partir do cruzamento de tradições teóricas que atravessam cinema, música, teatro, dentre outros. Portanto, estando inserida nos Estudos de Performance na Comunicação, a pesquisa destrincha o papel das tecnologias midiáticas e das mídias audiovisuais na construção das performances, enfatizando os fluxos comunicacionais que atravessam produtos audiovisuais e cotidiano a partir de práticas de escuta e espectatorialidade. Em adição, a tese se dedica particularmente ao estudo da voz e agencia uma revisão extensiva de teorias sobre vozes midiáticas. O debate sobre voz ainda é pouco explorado na Comunicação e nos seus estudos da performance, de forma que se objetiva contribuir para o campo também ao propor maneiras de abordar a vocalidade consonantemente a compreensões e práticas contemporâneas de corpo. Por fim, ressalta-se que o estudo da dublagem é importante para entender fenômenos atuais, dado que as construções de corpo do cinema musical, as performances dos videoclipes, os lip-syncs de drags queens, vídeos de plataformas digitais, dentre outras práticas dubladas, reúnem técnicas e tecnologias que se informam mutuamente. Nesse sentido, a tese postula a dublagem como um epicentro para o qual as tecnologias audiovisuais convergem de tal maneira que, investigando dublagens, podemos destrinchar problemas específicos de construção de corpo com os quais convivemos e a partir dos quais nos informamos corporal e subjetivamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura audiovisualpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectGestopt_BR
dc.titleA vida gestual das vozes : dublagem e performance na cultura audiovisualpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6475252785244472pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxEver since image and sound technologies were developed, the possibility of assembling different voices and gestures has been used in many ways. Dubbing and lip-syncing – apparatuses that operate through playback – cross various audiovisual products. Such apparatuses, after all, have been operated in cinema since the beginning of talkies, as well as in music videos, everyday performances on social media platforms, and in some traditions of live performance. Acknowledging that the mediatic assemblages of voices and gestures summon bodily problems, this thesis inquires: what procedures are operationalized in the construction of audiovisual bodies? How does the interaction with voices act on the production of bodies in audiovisual cultures? What dubbing and lip-syncing can reveal about bodily production through the employment of playback technologies? Following such questions, this thesis aims to discuss normative notions of 'body' and 'subject' that are inscribed in the varied performative arrangements of audiovisual technologies, intersecting perspectives on race, gender, and other markers. In this process, different audiovisual productions are summoned to conduct the investigation by intersecting theoretical traditions that cross cinema, music, and theater, among others. Therefore, being part of Performance Studies in Communication, this research unravels the role of mediatic technologies in audiovisual performances, emphasizing the communicational flows that connect audiovisual products to everyday life through practices of spectatorship and listening. Moreover, this thesis dedicates itself to the study of voice, undertaking an extensive review of theories about mediatic voices. Debates on voice are still little explored in Communication Studies. Therefore, this research aims to contribute to the field by also proposing approaches to vocality that resonate with contemporary understandings of bodies and performances. Finally, this thesis emphasizes that the study of dubbing and lip- syncing is crucial to the understanding of contemporary phenomena. The reason for this is that bodily productions in movie musicals, music video performances, drag queens' lip-sync performances, and vernacular videos on digital platforms, among other dubbed/lip-synced practices, bring together body techniques and mediatic technologies that mutually inform each other. In this sense, this thesis postulates dubbing/lip-syncing as an epicenter to which audiovisual technologies converge in such a way that, by investigating such arrangements of playback technologies, we can unravel specific issues of body production that inform ourselves bodily and subjectively.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Daniel Magalhães de Andrade Lima.pdf5,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons