Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49608

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Constantin-
dc.contributor.authorFERNANDES, Maria do Rosário Paulino-
dc.date.accessioned2023-04-05T17:01:29Z-
dc.date.available2023-04-05T17:01:29Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria do Rosário Paulino. A formação continuada do professor de matemática: um despertar para a dupla dimensão do vínculo didático e a dupla exigência do estudante de origem popular. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49608-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa compreender como a mobilização ao saber do estudante de origem popular pode ser transformada pela formação continuada do professor de Matemática ao se enfocar no desenvolvimento simultâneo das dimensões epistêmica e antropopedagógica e da relação ao saber desse professor. Este objetivo foi orientado pelo seguinte questionamento: como formar os professores de Matemática para a construção de uma relação professor e aluno que simultaneamente atenda a dimensão epistêmica e antropopedagógica da relação ao saber? Fundamentamos este estudo nas pesquisas de Bernard Charlot sobre a dupla exigência do estudante de origem popular, exigência epistêmica e antropopedagógica, e de Claudine Blanchard-Laville, relativos a dupla dimensão do vínculo didático, vínculo relacional com o estudante e vínculo com o saber ensinar. A formação continuada é alicerçada em Imbernón. Este estudo está organizado no formato multipaper. Esta coletânea é composta por quatro artigos autocontidos. No primeiro artigo realizamos um estudo teórico por meio da análise conceitual, para articular teorizações que possam corroborar com a formação continuada do professor de Matemática no desencadeamento da mobilização ao saber do estudante de origem popular. No segundo e terceiro artigos utilizamos o Mapeamento em Pesquisa Educacional (mapeamento horizontal e vertical), objetando, respectivamente, esboçar o panorama da produção científica acerca da formação continuada de professores de Matemática no Brasil à construção de um corpus de análise. Com esse corpus investigamos na produção acadêmica brasileira qual o foco da formação continuada de professores de Matemática. No quarto artigo realizamos um estudo de caso da pesquisadora deste trabalho, com a técnica exploratória da narrativa autorreflexiva actancial visando analisar os cenários e elementos de construção da relação ao saber na trajetória formativa de uma professora de origem popular. Como principal resultado temos que, a região Sudeste é o principal nicho da produção acadêmica no âmbito stricto sensu. A formação continuada de professores, embora com algumas mudanças, permanece centrada na racionalidade técnica. O processo de constituição do ser professor se dá para além desse viés. Com o estudo de caso, concluímos provisoriamente nesse estudo, que a metodologia da narrativa autorreflexiva actancial, ao propiciar o distanciamento da própria história do professor, pode tornar-se uma ferramenta poderosa à tomada de consciência dos docentes sobre a atuação dos seus professores, na sua história escolar e sua própria atuação no êxito de estudantes de origem popular. Nesse sentido, o professor poderá despertar para a importância de atitudes mais ponderadas no cerne do vínculo didático e a compreensão da dupla exigência do estudante de origem popular, o que poderá fomentar a elevação do nível de mobilização ao saber matemático desses estudantes e o processo de resiliência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleA formação continuada do professor de matemática : um despertar para a dupla dimensão do vínculo didático e a dupla exigência do estudante de origem popularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3483104874115164pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4204104050007070pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand how the mobilization of popular origin students' knowledge can be transformed by the continuing education of Mathematics teachers by focusing on the simultaneous development of the epistemic and anthropopedagogical dimensions and the relation to this teacher's knowledge. This objective was guided by the following question: how to train Mathematics teachers to build a teacher-student relationship that simultaneously meets the epistemic and anthropopedagogical dimension of the relationship with knowledge? We base this study on Bernard Charlot's research on the double demand of the popular student, epistemic and anthropo-pedagogical demand, and Claudine Blanchard-Laville, on the double dimension of the didactic bond, relational bond with the student and bond with knowing how to teach. Continuing training is based on Imbernón. This study is organized in multipaper format. This collection consists of four self-contained articles. In the first article, we carried out a theoretical study through conceptual analysis, to articulate theorizations that can corroborate with the continuing education of the Mathematics teacher in triggering the mobilization of the knowledge of the student of popular origin. In the second and third articles, we used Mapping in Educational Research (horizontal and vertical mapping), aiming, respectively, to outline the panorama of scientific production about the continuing education of Mathematics teachers in Brazil to the construction of a corpus of analysis. With this corpus, we investigate in the Brazilian academic production what is the focus of the continuing education of Mathematics teachers. In the fourth article, we carried out a case study of the researcher of this work, with the exploratory technique of the actantial self-reflexive narrative, aiming to analyze the scenarios and elements of construction of the relation to knowledge in the formative trajectory of a teacher of popular origin. As a main result, the Southeast region is the main niche of academic production in the stricto sensu scope. The continuing education of teachers, although with some changes, remains centered on technical rationality. The process of constitution of being a teacher goes beyond this bias. With the case study, we provisionally concluded in this study that the methodology of the actantial self-reflective narrative, by providing the distance from the teacher's own history, can become a powerful tool for the teachers' awareness about the performance of their teachers, in the its school history and its own role in the success of students from popular backgrounds. In this sense, the teacher will be able to awaken to the importance of more thoughtful attitudes at the heart of the didactic bond and the understanding of the double requirement of the student of popular origin, which may encourage the elevation of the level of mobilization to the mathematical knowledge of these students and the process of resilience.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria do Rosário Paulino Fernandes.pdf13,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons