Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49609

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorSANTANA, Claudenice Maria da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Natália Gomes da-
dc.date.accessioned2023-04-05T18:36:53Z-
dc.date.available2023-04-05T18:36:53Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2023-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49609-
dc.description.abstractA população negra brasileira teve, historicamente, sua identidade traçada por marcadores negativos associando-os a sujeitos sem voz, não políticos, marginais, dentre tantos outros estereótipos traçados. Estando inseridas no contexto pedagógico e escolar foi percebido que tais traços distanciam fortemente os sujeitos (criança e adolescentes) negros de sua identidade, negando ou até mesmo desconhecendo da cultura afrobrasileira. A necessidade de uma reeducação de tais conceitos se protagonizam com a implementação da Lei 10.639/03 que é implementada como Política de Ação Afirmativa e dentro dos recursos pedagógicos potencializadores para ressignificar tais conceitos, encontramos na literatura as potencialidades consideradas como necessárias para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento étnico em estudantes do ensino fundamental. Portanto, foi desenvolvida a análise de 2 literaturas objetivando reconhecer nestas seus aspectos qualitativos quanto a representação do sujeito negro.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSentimento de pertencimento étnicopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA literatura infanto-juvenil e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento étnico de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Políticas e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Claudenice Maria da Silva Santana e Natália Gomes da Silva.pdf245,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons