Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49609
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | FREIRE, Eleta de Carvalho | - |
| dc.contributor.author | SANTANA, Claudenice Maria da Silva | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Natália Gomes da | - |
| dc.date.accessioned | 2023-04-05T18:36:53Z | - |
| dc.date.available | 2023-04-05T18:36:53Z | - |
| dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
| dc.date.submitted | 2023-03-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49609 | - |
| dc.description.abstract | A população negra brasileira teve, historicamente, sua identidade traçada por marcadores negativos associando-os a sujeitos sem voz, não políticos, marginais, dentre tantos outros estereótipos traçados. Estando inseridas no contexto pedagógico e escolar foi percebido que tais traços distanciam fortemente os sujeitos (criança e adolescentes) negros de sua identidade, negando ou até mesmo desconhecendo da cultura afrobrasileira. A necessidade de uma reeducação de tais conceitos se protagonizam com a implementação da Lei 10.639/03 que é implementada como Política de Ação Afirmativa e dentro dos recursos pedagógicos potencializadores para ressignificar tais conceitos, encontramos na literatura as potencialidades consideradas como necessárias para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento étnico em estudantes do ensino fundamental. Portanto, foi desenvolvida a análise de 2 literaturas objetivando reconhecer nestas seus aspectos qualitativos quanto a representação do sujeito negro. | pt_BR |
| dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Sentimento de pertencimento étnico | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.title | A literatura infanto-juvenil e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento étnico de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1696659914933898 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciências Humanas: Educação | pt_BR |
| dc.degree.departament | Departamento de Políticas e Gestão da Educação | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Claudenice Maria da Silva Santana e Natália Gomes da Silva.pdf | 245,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

