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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49616

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luiza-
dc.contributor.authorGOMES, Dasseve Felix-
dc.date.accessioned2023-04-10T13:59:22Z-
dc.date.available2023-04-10T13:59:22Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2023-04-06-
dc.identifier.citationGOMES, Dasseve Felix. Manifestação da ansiedade em testes de aptidão física em seleção de cargos de segurança pública. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fisica Bacharelado, Departamento Educação Fisica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49616-
dc.description.abstractEstudos nas áreas da Educação, Educação Física, Psicologia, dentre outros, destacamos: Almeida, P. A. et al(2013); Andrade, L. H. S(2006); Bergerot, C. D.(2014), afirmam quando pessoas sofrem com ansiedade, muitas vezes, utilizam se valem de comportamentos de auto segurança, o que, em grande maioria não conseguem detectar. Expressam ansiedade para evitar que as demais pessoas que estejam no contexto onde está inserido não percebam, com isto compreende ser possível evitar constrangimentos na frente dos outros. Para o psicólogo clínico Friary (2017, pág. 2), [...] embora pareça que fazendo essas coisas ajuda a reduzir ansiedade, a longo prazo, o que acontece é que o medo se perpetua. Basicamente, que pode sobreviver dando uma palestra se você nunca olhar para o público então você sempre vai ter medo de falar em público. Motivado pelo objetivo de estudo, ansiedade, esta pesquisa toma por base teorias atuais e clássicas para seu desenvolvimento. Ao mergulhar na literatura, constatamos que, como os possíveis fatores são conhecidos, foi possível afirmar que existem estratégias para assegurar mudanças e ações preventivas da ansiedade. Segundo D'ÁVILA (2020, pág. 3), “as possibilidades estratégicas quanto aos processos patológicos que envolvem o transtorno de ansiedade, para embasar os profissionais quanto à ansiedade e aos seus tipos”. Na fonte deste autor, compreendemos que o primeiro passo é identificar os pontos críticos que vêm sendo percebidos de forma negativa pelos trabalhadores. A partir disso, pode-se desenvolver mudanças em vários aspectos. Neste contexto reflexivo, tomamos objeto de estudo a ansiedade. Spielberger (1966), considera possível detectar implicações em estudos na área da Educação Física, os quais apontam, precisamente sobre o desempenho esportivo. Para tanto, definimos por objetivo analisar como as manifestações de ansiedade interferem no desempenho de candidatos (as) durante os testes de aptidão física na seleção em cargos de segurança pública. A base metodológica é a Revisão de Literatura, como deliniamento revisão narrativa com os seguintes descritores em português: ansiedade, competição, desempenho, sistema límbico, catecolaminas, emoção, performance e teste de aptidão Física (TAF) e em inglês: anxiety, competition, performance, catecholamine, limbic system, emotion, através de bases de dados como LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Science Direct e Google Acadêmico .pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectSistema Límbicopt_BR
dc.subjectCatecolaminaspt_BR
dc.subjectAptidão Físicapt_BR
dc.titleManifestação da ansiedade em testes de aptidão física em seleção de cargos de segurança públicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Sandra Cristhianne França-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3044887843967104pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxStudies in the areas of Education, Physical Education, Psychology, among others, we highlight: Almeida, P. A. et al(2013); Andrade, L.H.S(2006); Bergerot, C. D. (2014), state that when people suffer from anxiety, they often use self-safety behaviors, which most of them cannot detect. They express anxiety to prevent other people who are in the context where they are inserted from not noticing, with this they understand that it is possible to avoid embarrassment in front of others. For clinical psychologist Friary (2017, p. 2), [...] although it seems that doing these things helps reduce anxiety, in the long run, what happens is that fear is perpetuated. Basically, who can survive giving a speech if you never look at the public so you will always be afraid of public speaking. Motivated by the study objective, anxiety, this research is based on current and classic theories for its development. By diving into the literature, we found that, as the possible factors are known, it was possible to affirm that there are strategies to ensure changes and preventive actions of anxiety. According to D'ÁVILA (2020, p. 3), “the strategic possibilities regarding the pathological processes that involve anxiety disorder, to support professionals regarding anxiety and its types”. In this author's source, we understand that the first step is to identify the critical points that have been negatively perceived by workers. From this, changes can be developed in several aspects. In this reflective context, we took anxiety as an object of study. Spielberger (1966), considers it possible to detect implications in studies in the area of Physical Education, which point out precisely about sports performance. Therefore, we defined the objective to analyze how the manifestations of anxiety interfere in the performance of candidates (as) during the physical aptitude tests in the selection of public security positions. The methodological basis is the Literature Review, as a narrative review design with the following descriptors in Portuguese: anxiety, competition, performance, limbic system, catecholamines, emotion, performance and Physical Fitness Test (TAF) and in English: anxiety, competition, performance, catecholamine, limbic system, emotion, through databases such as LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Science Direct and Google Scholar.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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