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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49617

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de-
dc.contributor.authorMOURA, Kássia Íris Silva-
dc.date.accessioned2023-04-10T14:11:55Z-
dc.date.available2023-04-10T14:11:55Z-
dc.date.issued2022-12-29-
dc.identifier.citationMOURA, Kássia Íris Silva. Instrumento de identificação de risco para gagueira do desenvolvimento - IRGD: explorações sobre a aplicabilidade no contexto educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49617-
dc.description.abstractA gagueira é um transtorno da fluência de origem neurodesenvolvimental, complexa e multifatorial, com início na infância. Por isso, é fundamental que o diagnóstico da gagueira seja realizado ainda na infância, a fim de se minimizar os impactos. O objetivo deste estudo foi explorar a aplicabilidade do Instrumento de Identificação de Risco para a Gagueira do Desenvolvimento (IRGD) no contexto educacional. Tratou-se de estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Na primeira fase do estudo, a amostra foi constituída por 31 escolares de ambos os sexos, com e sem queixa de gagueira, matriculados em escolas da rede pública da Região Metropolitana do Recife-PE e seus respectivos pais/responsáveis. Participaram da segunda fase do estudo oito pré- escolares participantes da primeira fase. A coleta de dados foi realizada pela fonoaudióloga responsável e por uma professora que aplicaram o Instrumento de Rastreio da Gagueira do Desenvolvimento IRGD junto aos responsáveis das crianças da fase 1. Todas as crianças foram convidadas para segunda fase, porém dessas, três tinham sido classificadas como estando em risco, e cinco como fora de risco para a gagueira. Essas oito crianças foram submetidas à avaliação fonoaudiológica, realizada pela pesquisadora através do conto e reconto das histórias do Chapeuzinho vermelho e Frog, Where are you? que possibilitou a obtenção de gravação de fala semi-espontânea, que por sua vez foi analisada segundo os critérios da prova de fluência do ABFW – Teste de linguagem infantil, de forma cega, por uma fonoaudióloga especialista em fluência. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco. As três crianças identificadas como estando em risco para gagueira, segundo critério do IRGD, também foram identificadas pelos parâmetros da prova de fluência do ABFW como tendo algumas alterações da fluência, a saber: alta frequência de descontinuidade da fala; presença excessiva das disfluências típicas da gagueira confirmando-a e uma das crianças embora com queixa, classificado no IRGD sob risco e histórico da gagueira na família, obteve alteração apenas nos aspectos relacionada a velocidade da fala, podendo indicar outro transtorno da fluência, como a taquilalia. Observou-se presença de outras disfluências na fala como: interjeições e hesitações no grupo sem risco, assim como uma criança com elevada taxa de descontinuidade da fala, indicando taquifemia. Dessa maneira, a análise descritiva comparativa indica que o IRGD possibilitou a identificação de pré-escolares em risco para os transtornos da fluência, e não apenas da gagueira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGagueirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDiagnóstico precocept_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.titleInstrumento de identificação de risco para gagueira do desenvolvimento - IRGD : explorações sobre a aplicabilidade no contexto educacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORDEIRO, Ana Augusta de Andrade-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5461870220681721pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5733325908581489pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxStuttering is a fluency disorder of neurodevelopmental origin, complex and multifactorial, with onset in childhood. Therefore, it is essential that the diagnosis of stuttering is carried out in childhood, in order to minimize the impacts. The aim of this study was to explore the applicability of the Risk Identification Instrument for Developmental Stuttering (IRGD) in the educational context. It was a descriptive study with a quantitative and qualitative approach. In the first phase of the study, the sample consisted of 31 students of both sexes, with and without complaints of stuttering, enrolled in public schools in the Metropolitan Region of Recife-PE, and their respective parents/guardians. Eight preschoolers participating in the first phase participated in the second phase of the study. Data collection was carried out by the responsible speech therapist and a teacher who applied the IRGD Developmental Stuttering Screening Instrument to those responsible for the children in phase 1. All children were invited to the second phase, but only eight attended, of which three were classified as being at risk, and five as not at risk for stuttering. These eight children were submitted to a speech-language evaluation, carried out by the researcher through the story and retelling of the stories of Little Red Riding Hood and Frog, Where are you?, which made it possible to obtain a semi-spontaneous speech recording, which in turn was analyzed according to the criteria for the ABFW fluency test – Test of children's language, blindly, by a speech therapist specialist in fluency. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco. The three children identified as being at risk for stuttering, according to the IRGD criteria, were also identified by the parameters of the ABFW fluency test as having some fluency disorders, namely: high frequency of speech discontinuity; excessive presence of typical stuttering disfluencies confirming it and one of the children, although with a complaint, classified in the IRGD under risk and history of stuttering in the family, had alteration only in aspects related to speech rate, which may indicate another fluency disorder, such as taquilalia. The presence of other disfluencies in speech was observed, such as: interjections and hesitations in the group without risk, as well as a child with a high rate of speech discontinuity, indicating cluttering. Thus, the comparative descriptive analysis indicates that the IRGD enabled the identification of preschoolers at risk for fluency disorders, and not just stuttering.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5574376498697486pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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