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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49657

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Tatiana de Paula Santana da-
dc.contributor.authorMARTINS, Wiliane de Souza-
dc.date.accessioned2023-04-13T14:08:08Z-
dc.date.available2023-04-13T14:08:08Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationMARTINS, Wiliane de Souza. Validação de um protocolo de teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49657-
dc.description.abstractA disfagia infantil caracteriza-se por dificuldades na deglutição que podem gerar complicações na vida da criança desde questões psicossociais até o risco de sobrevivência, necessitando de assistência em seus diversos níveis e modalidades. A telefonoaudiologia tem se mostrado uma estratégia potencial de cuidado em saúde, sobretudo no cenário pandêmico, no qual o distanciamento social dificultou a assistência presencial. Entretanto, até o momento, são escassas as evidências científicas para apoiar a utilização da teleconsulta no contexto da disfagia. Nesse sentido o objetivo desse estudo foi validar um protocolo de orientações para uso em teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica. Estudo metodológico conduzido em duas etapas. Etapa 1: Revisão Sistemática para criação e estruturação do protocolo de orientações. Etapa 2: Criação do protocolo e validação de conteúdo por um corpo de juízes especialistas na área de disfagia e telefonoaudiologia, sendo a análise do dados realizada por meio do Índice de Validação do Conteúdo. Como resultados da Revisão Sistemática obteve-se que as orientações fonoaudiológicas que podem ser direcionadas aos pais e cuidadores de crianças com disfagia neurogênica propõem adequação postural, de consistência alimentar, dos utensílios, realização de manobras auxiliares na deglutição e ação educativa junto aos pais e cuidadores. Além disso, os estudos abordam questões singulares que permeiam o processo do cuidado em saúde. Como resultados da segunda etapa tem-se o protocolo de orientações organizado em domínios: domínio 1- gestão do cuidado e qualidade de vida dos pacientes e cuidadores; domínio 2- orientações sobre disfagia orofarígea neurogênica; domínio 3- medidas para promoção de alimentação segura (prevenção de episódios de aspiração pulmonar) e domínio 4- condutas de orientação para o manejo da disfagia. A partir dos resultados, conclui-se que este estudo permitiu a criação, validação e disponibilização de um instrumento com quatro domínios de orientações educativas para o apoio à assistência em disfagia pediátrica. O instrumento foi considerado válido pelos juízes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectTranstornos de deglutiçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleTeleconsulta de crianças com disfagia neurogênica: validação de protocolopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coXIMENES, Coeli Regina Carneiro-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9906291665640610pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2527619201609989pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxChildhood dysphagia is characterized by difficulties in swallowing that can lead to complications in the child's life, from psychosocial issues to the risk of survival, requiring assistance in its various levels and modalities. Telephonoaudiology has proven to be a potential health care strategy, especially in the current pandemic scenario, in which social distancing makes face-to-face assistance difficult. However, so far, there is little scientific evidence to support the use of teleconsultation in the context of dysphagia. In this sense, the objective of this study was to validate a protocol of guidelines for use in teleconsultation of children with neurogenic dysphagia. Methodological study conducted in two stages. Step 1: Systematic Review for creating and structuring the guidelines protocol. Step 2: Creation of the protocol and content validation by a body of expert judges in the field of dysphagia and telephonoaudiology, with data analysis performed using the Content Validation Index. As a result of the Systematic Review, it was found that the speech therapy guidelines that can be directed to parents and caregivers of children with neurogenic dysphagia propose postural adequacy, food consistency, utensils, carrying out auxiliary maneuvers in swallowing and educational action with parents and caregivers . In addition, the studies address unique issues that permeate the health care process. As a result of the second stage, the guidance protocol is organized into domains: domain 1 - care management and quality of life of patients and caregivers; domain 2- guidance on neurogenic oropharyngeal dysphagia; domain 3- measures to promote safe eating (prevention of episodes of pulmonary aspiration) and domain 4- guidelines for managing dysphagia. From the results, it is concluded that this study allowed the creation, validation and availability of an instrument with four domains of educational guidelines to support assistance in pediatric dysphagia. The instrument was considered valid by the judges.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060554108503990pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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