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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49665

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Rafael Dueire-
dc.contributor.authorSANTOS, Mayara Wanessa Alves dos-
dc.date.accessioned2023-04-13T17:04:02Z-
dc.date.available2023-04-13T17:04:02Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Mayara Wanessa Alves dos. Os impactos do ensino remoto emergencial no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Tecnologia: percepções de discentes e docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49665-
dc.description.abstractEm março de 2020, diversos países vivenciaram uma crise devido a pandemia da COVID-19. No Brasil não foi diferente, em consequência do alto nível de contágio do vírus, o controle da pandemia exigiu o isolamento social, afetando o ensino em todos os níveis. Com isso, a educação passou por mudanças significativas. Diante deste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras necessitaram de uma reformulação nas práticas pedagógicas, promovendo ações, buscando estratégias e recorrendo ao auxílio das ferramentas digitais para que possibilitassem o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desse modo, esta dissertação tem como objetivo investigar as percepções de discentes e docentes dos cursos de Tecnologia de IES sobre os impactos do ERE no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, foi utilizado uma pesquisa quali-quantitativa abordando docentes que atuaram no Ensino Superior e discentes que tiveram aulas durante o período do ensino remoto emergencial. Nesse estudo, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário online com perguntas objetivas e discursivas, obtendo a participação voluntária de 126 docentes e 366 discentes de diversas Instituições Federais. Baseado nos dados obtidos nesta pesquisa, fornecemos orientações e elaboramos um conjunto de diretrizes para auxiliar gestores e professores no planejamento para o ensino remoto, caso seja necessário. Os resultados obtidos sob a ótica dos discentes, confirmam que o ERE requer um planejamento adequado, divisão de tarefas e trabalhos em grupos. Os docentes mencionaram a falta de interação dos discentes e o baixo engajamento como os principais desafios enfrentados durante as aulas síncronas. Também indicaram fatores como a sobrecarga de trabalho, o despreparo tecnológico, a infraestrutura inadequada e falta de apoio Institucional durante o ERE.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleOs impactos do ensino remoto emergencial no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Tecnologia : percepções de discentes e docentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8847061821518890pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7601016626256808pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIn March 2020, several countries experienced a crisis due to the COVID-19 pandemic. In Brazil it was no different, as a result of the high level of contagion of the virus, the control of the pandemic required social isolation, affecting education at all levels. As a result, education has undergone significant changes. Given this scenario, Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) needed a reformulation of pedagogical practices, promoting actions, seeking strategies, and resorting to the help of digital tools to enable Emergency Remote Teaching (ERE). Thus, this dissertation aims to investigate the perceptions of students and professors of Technology courses at HEIs on the impacts of ERE on the te- aching and learning process. Methodologically, qualitative and quantitative research was used, addressing teachers who worked in Higher Education and students who took classes during the emergency remote teaching period. In this study, the collection instrument used was an online questionnaire with objective and discursive questions, obtaining the volun- tary participation of 126 professors and 366 students from different Federal Institutions. Based on the data obtained in this research, we provided guidance and developed a set of guidelines to assist managers and teachers in planning for remote teaching, if necessary. The results obtained from the student’s perspective confirm that the ERE requires ade- quate planning, division of tasks and work in groups. Teachers mentioned students’ lack of interaction and low engagement as the main challenges during synchronous classes. They also indicated factors such as work overload, technological unpreparedness, inadequate infrastructure, and lack of institutional support during the ERE.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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