Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49674

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorSILVA, Evandro Pereira da-
dc.date.accessioned2023-04-14T11:47:34Z-
dc.date.available2023-04-14T11:47:34Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Evandro Pereira da. Utilização de tecnologias digitais na educação: contribuições para a inclusão digital dos jovens atendidos em uma unidade de tecnologia na educação e cidadania do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49674-
dc.description.abstractA utilização de Tecnologias Digitais (TD) na educação contribui com o desenvolvimento de diversas habilidades, consciência crítica, empoderamento dos sujeitos, bem como facilitam a aprendizagem e funcionam como importantes instrumentos de mobilização social (SILVEIRA, 2008; PLETSCH; OLIVEIRA; COLACIQUE, 2020; LEMOS, 2005; entre outros). Este trabalho investigou as contribuições do uso de Tecnologias Digitais para a inclusão digital dos jovens atendidos em uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania situada na capital pernambucana. Para dar conta dos objetivos propostos nesta pesquisa, realizamos um estudo de caso sobre a unidade de tecnologia instalada no Centro Comunitário da Paz do bairro Alto Santa Terezinha, em Recife. Foram escolhidos como sujeitos da pesquisa jovens entre 15 e 29 anos de idade moradores do referido bairro e circunvizinhanças, que concluíram com aproveitamento algum curso ofertado pela unidade de tecnologia em tela, nos anos de 2019 e 2021. O tratamento dos dados coletados em campo foi ancorado na Análise de Conteúdo de Bardin (1997). Através deste estudo, constatamos que as contribuições do uso de Tecnologias Digitais para a inclusão digital dos jovens perpassam aspectos sociais, técnicos e econômicos de suas vidas. As contribuições do uso de Tecnologias Digitais na unidade de tecnologia estudada e identificadas neste trabalho foram: elevação da autoestima dos jovens, construção de sua autonomia, desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, desenvolvimento socioemocional, aquisição de conhecimentos sobre educação financeira, conhecimentos sobre o uso de TDs, construção de competências digitais, formação e desenvolvimento profissional. Apreendemos também que o uso destas tecnologias deve ser acompanhado pela renovação das práticas educativas, reestruturação física das escolas, oferta de formação inicial e continuada que prepare o professor para tal uso, garantia do desenvolvimento cognitivo dos educandos e construção de sua autonomia. Por fim, concluímos que o modelo da unidade de tecnologia ora investigada deve ser replicado para as escolas regulares por ser um exemplo eficiente de promoção de inclusão digital e social através da utilização de Tecnologias Digitais na educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectUTECpt_BR
dc.subjectCOMPAZpt_BR
dc.titleUtilização de tecnologias digitais na educação : contribuições para a inclusão digital dos jovens atendidos em uma unidade de tecnologia na educação e cidadania do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8926199144430745pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of Digital Technologies (DT) in education contributes to the development of a diversity of skills, critical awareness, empowering of subjects, as well as creating ways of learning and working as important instruments of social mobilization (SILVEIRA, 2008; PLETSCH; OLIVEIRA; COLACIQUE, 2020; LEMOS, 2005; among others). This work investigated the contributions of the use of Digital Technologies for the digital inclusion of young people assisted in a Unit of Technology in Education and Citizenship located in the capital of Pernambuco. In order to achieve the objectives proposed in this research, we carried out a case study on the technology unit installed in the Centro Comunitário da Paz in the Alto Santa Terezinha neighborhood, in Recife. We chose as research subject young people between 15 and 29 years old, residents of the neighborhood and surrounding areas, who successfully completed a course offered by the technology unit on screen, in the years 2019 and 2021. The research was anchored in the Content Analysis of Bardin (1997). Through this study, we achieved that the contributions of the use of Digital Technologies for the digital inclusion of young people permeate social, technical, and economic aspects of their lives. The contributions of the use of Digital Technologies in the technology unit studied identified in this work were: elevation of young people's self-esteem, the building of their autonomy, the development of critical-reflective thinking, socio-emotional development, the acquiring of knowledge about financial education, expertise on the use of DTs, building of digital skills, training and professional development. We also apprehend that the use of these technologies must be accompanied by the renewal of educational practices, physical restructuring of schools, provision of initial and continuing training that prepares the teacher for such use, guaranteeing the cognitive development of students and building their autonomy. Finally, we conclude that the technology unit model investigated over the current study should be replicated in regular schools, as it is an efficient example of promoting digital and social inclusion through the use of Digital Technologies in education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Evandro Pereira da Silva.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons