Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49694

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHOLANDA, Alessandro Spencer de Souza-
dc.contributor.authorPAIVA, Rayza dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-17T13:17:04Z-
dc.date.available2023-04-17T13:17:04Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-04-14-
dc.identifier.citationPAIVA, Rayza dos Santos. Nível de conhecimento dos estudantes de bacharelado em educação física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da fibromialgia.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49694-
dc.description.abstractAvaliar o conhecimento dos estudantes de educação física da universidade federal de Pernambuco (UFPE) acerca da fibromialgia por meio de um questionário relacionado aos domínios "Conhecimentos Gerais sobre FM, Medicamentos, Exercícios Físico e Proteção Articular e Conservação de Energia". Durante um período de 2 meses, foram registrados 36 acessos ao formulário online produzido na plataforma Google Forms, via link e Qr code. As variáveis independentes incluíram idade, gênero e período atual de curso. RESULTADOS: No total da amostra estudada, 64% dos participantes se identificaram como sendo gênero masculino e 36% se identificaram como gênero feminino Alguns estudantes disseram não saber como lidariam com pessoas com essa comorbidade na área do treinamento. Os alunos, de forma geral, apresentaram um conhecimento sobre medicamentos satisfatório, contudo inferior quando relacionado com as categorias “conhecimento gerais” e “exercício físico”. CONCLUSÕES: osautores sugerem que mais estudos sejam efetuados utilizando o FKG para que se amplie a sua divulgação no meio acadêmico.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectconhecimentopt_BR
dc.subjectfibromialgiapt_BR
dc.subjectestudantespt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleNível de conhecimento dos estudantes de bacharelado em educação física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da fibromialgiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Bárbara Amaral Bruno-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8640951441643241pt_BR
dc.description.abstractxTo evaluate the knowledge of physical education students at the Federal University of Pernambuco (UFPE) about fibromyalgia through a questionnaire related to the domains "General Knowledge about FM, Medications, Physical Exercises and Joint Protection and Energy Conservation". Over a 2-month period, 36 accesses to the online form produced on the Google Forms platform, via link and Qr code, were recorded. Independent variables included age, gender, and current course period. In the total sample studied, 64% of participants identified themselves as male gender and 36% identified themselves as female gender Some students said they did not know how they would deal with people with this comorbidity in the training area. The students, in general, showed satisfactory knowledge about medications, however lower when related to the categories "general knowledge" and "exercise". The authors suggest that further studies should be carried out using the FKG to increase its dissemination in the academic environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7682203154508126pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAYZA DOS SANTOS PAIVA.pdf948,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons