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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49703

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dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Ângela da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Célia Maria Vieira dos-
dc.date.accessioned2023-04-18T12:07:46Z-
dc.date.available2023-04-18T12:07:46Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Célia Maria Vieira dos. O processo de monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação em Pernambuco no período de 2016-2018. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49703-
dc.description.abstractA tese que se apresenta está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, tendo como objetivo analisar o processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação em Pernambuco, no período de 2016 a 2018, evidenciando os desafios e perspectivas de sua institucionalização. Com uma abordagem qualitativa, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, tendo os Planos de Educação dos municípios do estado de Pernambuco e seus respectivos relatórios de monitoramento e avaliação, como principais fontes de dados. O recorte temporal compreendeu o biênio 2016-2018 caracterizado como período em que os municípios realizaram adesão para receber apoio do Ministério da Educação, mediante uma rede de assistência para monitoramento avaliação dos planos. A pesquisa insere o tema do monitoramento e avaliação dos planos numa discussão que destaca os planos de educação na perspectiva do regime de colaboração, do controle social, da autonomia e da participação no âmbito da gestão democrática. Considera-se que, apesar de um contexto político adverso para os avanços das metas dos planos educacionais, atravessado pelo impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff – sem comprovação de crime de responsabilidade fiscal, em 2016, os municípios registraram avanços na institucionalização do processo de monitoramento e avaliação quanto à organização do trabalho. Todavia, o estudo evidencia a existência de inúmeros desafios decorrentes de vários fatores, dentre eles: ausência da efetivação do Sistema Nacional de Educação e limites quanto à participação das instâncias determinadas legalmente para monitorar e avaliar os planos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectMonitoramento e avaliaçãopt_BR
dc.subjectPlano municipal de educaçãopt_BR
dc.titleO processo de monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação em Pernambuco no período de 2016-2018pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3725792658770314pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe presented thesis is linked to the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), in the research line: Educational Policy, Planning and Management of Education, aiming to analyze the process of monitoring and evaluation of Municipal Education Plans in Pernambuco, in the period from 2016 to 2018, highlighting the challenges and prospects of its institutionalization. With a qualitative approach, a documentary research was used as methodological procedure, with the Education Plans of the municipalities in the state of Pernambuco and their respective monitoring and evaluation reports as the main sources of data. The time frame included the biennium 2016-2018, characterized as the period in which the municipalities accesion to receive support from the Ministry of Education, through an assistance network for monitoring and evaluation of the plans. The research inserts the theme of monitoring and evaluation of the plans in a discussion that highlights the education plans from the perspective of the system of coorporation, social control, autonomy and participation in the context of democratic management. It is considered that despite an adverse political context for the advances of the goals of the educational plans through the impeachment of the elected president Dilma Rousseff, without proof of fiscal responsibility crime, in 2016, the municipalities registered advances in the institutionalization of the monitoring and evaluation process, as to the organization of work. However, the study shows the existence of countless challenges arising from several factors, such as: absence of the implementation of the National Education System and limits on the participation of legally determined instances to monitor and evaluate the plans.pt_BR
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