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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49741

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto-
dc.contributor.authorPEREIRA, Isadora Carolina Crespo-
dc.date.accessioned2023-04-24T16:07:29Z-
dc.date.available2023-04-24T16:07:29Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Isadora Carolina Crespo. Usabilidade como ferramenta de fomento de melhorias em sites de governo eletrônico: um estudo de caso do portal PE Cidadão. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49741-
dc.description.abstractNa presente pesquisa foi realizado um estudo de caso da plataforma de serviços de governo eletrônico pernambucana PE Cidadão. Durante seu desenvolvimento foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre a tríade teórica de Design de Serviços, Design de Interação e Usabilidade e Design de Experiência. A partir dela foi realizada uma análise de usabilidade tendo como metodologia a desenvolvida por Stowers (2002) e expandida por Baker (2009) em que variáveis dicotômicas combinadas com escalas do tipo Guttman e benchmarking geram pontuações para plataformas especificamente de governo eletrônico. Os resultados apresentados foram uma grande falha nas dimensões de Legitimidade e Acessibilidade, o que pode vir a influenciar na credibilidade do site e quebra o propósito de equidade para todos os cidadãos ao não garantir um portal acessível para os usuários que possuam alguma deficiência. Um protótipo baseado nestes resultados também foi desenvolvido.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGoverno eletrônicopt_BR
dc.subjectPE Cidadãopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.titleUsabilidade como ferramenta de fomento de melhorias em sites de governo eletrônico : um estudo de caso do portal PE Cidadãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4178899369220918pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061771070429217pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn the present research, a case study of the Pernambuco e-government services platform PE Cidadão was carried out. During its development, a systematic literature review was carried out on the theoretical triad of Service Design, Interaction and Usability Design and Experience Design. Based on it, a usability analysis was carried out using the methodology developed by Stowers (2002) and expanded by Baker (2009) in which dichotomous variables combined with Guttman-type scales and benchmarking generated scores for specifically e-government platforms. The results presented were a major flaw in the Legitimacy and Accessibility dimensions, which may influence the credibility of the site and break the purpose of equity for all citizens by not guaranteeing an accessible portal for users with a disability. A prototype with improvements based on these was also designed.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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