Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49750

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorROCHA, André Graciano da-
dc.date.accessioned2023-04-25T12:01:52Z-
dc.date.available2023-04-25T12:01:52Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.date.submitted2023-04-20-
dc.identifier.citationROCHA, Andre. O uso de imagens para o ensino das leis de Newton.2023. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49750-
dc.description.abstractTrabalho de conclusão de curso consiste em fazer uma análise sobre o uso de imagens para o ensino de física e responder alguns questionamentos a respeito dessa temática, dentre essas questões, podemos mencionar: até que ponto os desenhos feitos na lousa, facilitam a aprendizagem dos alunos?, a sua coerência com a realidades dos fenômenos que são estudados na disciplina e quais tipos de imagens contribuem melhor para compreensão dos assuntos. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um questionário, de forma qualitativa, com alunos do 3º do Ensino Médio de uma escola particular da cidade Lajedo-PE. Esse trabalho, teve como base as teorias de alguns autores, como Aumont (1995) e Moreira (2009), os quais tem estudos sobre imagens no ensino. O estudo dos dados coletados apoiaram-se em autores que a abordam a memória e a cognição, como, Fonseca (2013) e Meyer (2002). Com base no questionário e nas entrevistas com alunos e a utilização de figuras tanto digitais como feitas na lousa, foi constatado que os alunos preferiam as imagens feitas no quadro, pois segundo relatos do corpo discente, as mesmas facilitavam melhor a visualização dos fenômenos estudados, tornando assim a aprendizagem significativapt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUso de imagenspt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleUso de imagens para o ensino das leis de Newton.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0876666029323763pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThis course completion work consists of analyzing the use of images for teaching physics, as well as; to what extent do the drawings made on the blackboard facilitate students' learning?, their coherence with the realities of the phenomena that are studied in the discipline and what types of images contribute best to the understanding of the subjects. For this, a questionnaire was developed and applied, in a qualitative way, with students of the 3rd of High School from a private school in the city of Lajedo-PE. This work is based on the theories of some authors, such as Aumont (1995) and Rossi (2009), who have studies on images in teaching. The study of the collected data was supported by authors who approach memory and cognition, such as Fonseca (2013) and Meyer (2002). Based on the questionnaire, interviews with students and the use of both digital and blackboard figures, it was found that students preferred the images made on the board, because according to reports from the student body, they facilitated better visualization of the studied phenomena, making thus meaningful learning. Keywords: Use of images; Data analysis; Cognition; Meaningfulpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC André Graciano da Rocha.pdf4,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons