Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49750
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | ROCHA, André Graciano da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T12:01:52Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T12:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-20 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Andre. O uso de imagens para o ensino das leis de Newton.2023. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49750 | - |
dc.description.abstract | Trabalho de conclusão de curso consiste em fazer uma análise sobre o uso de imagens para o ensino de física e responder alguns questionamentos a respeito dessa temática, dentre essas questões, podemos mencionar: até que ponto os desenhos feitos na lousa, facilitam a aprendizagem dos alunos?, a sua coerência com a realidades dos fenômenos que são estudados na disciplina e quais tipos de imagens contribuem melhor para compreensão dos assuntos. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um questionário, de forma qualitativa, com alunos do 3º do Ensino Médio de uma escola particular da cidade Lajedo-PE. Esse trabalho, teve como base as teorias de alguns autores, como Aumont (1995) e Moreira (2009), os quais tem estudos sobre imagens no ensino. O estudo dos dados coletados apoiaram-se em autores que a abordam a memória e a cognição, como, Fonseca (2013) e Meyer (2002). Com base no questionário e nas entrevistas com alunos e a utilização de figuras tanto digitais como feitas na lousa, foi constatado que os alunos preferiam as imagens feitas no quadro, pois segundo relatos do corpo discente, as mesmas facilitavam melhor a visualização dos fenômenos estudados, tornando assim a aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Uso de imagens | pt_BR |
dc.subject | Análise de dados | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Uso de imagens para o ensino das leis de Newton. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0876666029323763 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work consists of analyzing the use of images for teaching physics, as well as; to what extent do the drawings made on the blackboard facilitate students' learning?, their coherence with the realities of the phenomena that are studied in the discipline and what types of images contribute best to the understanding of the subjects. For this, a questionnaire was developed and applied, in a qualitative way, with students of the 3rd of High School from a private school in the city of Lajedo-PE. This work is based on the theories of some authors, such as Aumont (1995) and Rossi (2009), who have studies on images in teaching. The study of the collected data was supported by authors who approach memory and cognition, such as Fonseca (2013) and Meyer (2002). Based on the questionnaire, interviews with students and the use of both digital and blackboard figures, it was found that students preferred the images made on the board, because according to reports from the student body, they facilitated better visualization of the studied phenomena, making thus meaningful learning. Keywords: Use of images; Data analysis; Cognition; Meaningful | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC André Graciano da Rocha.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons