Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49762

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, José Ângelo Peixoto da-
dc.contributor.authorBRAYNER, Pedro Henrique Almeida-
dc.date.accessioned2023-04-25T16:11:45Z-
dc.date.available2023-04-25T16:11:45Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationBRAYNER, Pedro Henrique Almeida. Melhoria de consumo de combustível de um veículo a combustão através de redução na potência parasítica do sistema de arrefecimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49762-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de melhoria de eficiência energética através da redução das perdas parasíticas do sistema de arrefecimento motor por meio de uma nova estratégia de acionamento de uma bomba d’água de dois estágios associada a um eletroventilador variável. A análise do ganho de consumo de combustível foi realizada com base em um veículo com características médias entre os demais hatches 1.0L disponíveis no mercado brasileiro e teve foco e em condições de condução urbana. Para tal, foi implementada uma metodologia que busca minimizar a potência absorvida com a circulação forçada de água no sistema, mas com a manutenção da rejeição térmica para o ambiente através da compensação por meio de incremento na vazão de ar no radiador do veículo. Desta forma é possível obter uma redução líquida na perda parasítica, principalmente em baixa velocidade, condição típica de trajetos urbanos, ao evitar saturação na troca térmica no lado do ar do trocador de calor. Os resultados deste trabalho indicam diminuição na potência absorvida pelo sistema de arrefecimento de até 80% e melhoria do consumo de combustível da ordem de 1,2% a 1,4% quando em ciclos de condução urbana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectConsumo de combustívelpt_BR
dc.subjectPotência parasíticapt_BR
dc.subjectSistema de arrefecimentopt_BR
dc.titleMelhoria de consumo de combustível de um veículo a combustão através de redução na potência parasítica do sistema de arrefecimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVILLA, Álvaro Antônio Ochoa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4027955374665483pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8239712503695923pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxThis paperwork presents a proposal to improve energy efficiency through parasitic losses reduction on the engine cooling system by means of a novel cooling strategy to command a two-stage water pump system associated with a variable electric fan. The fuel consumption benefit assessment was performed on a vehicle with characteristics on the average of the other 1.0L hatches available on Brazilian market, and focused on urban driving. For that, it was implemented a methodology that seeks to minimize absorbed power related to coolant forced circulation but with the maintenance of heat sink to the environment through increased airflow in the radiator. In this way, it was possible to obtain a net reduction in parasitic losses, specially at low speeds, a typical condition of urban routes, by avoiding saturation in the thermal exchange on the air side of the heat exchanger. The result of this work indicates a reduction in the power absorbed by the cooling system of up to 80% and shows expected fuel economy improvement ranging from 1.2% to 1.4% when applied to urban driving cycles.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4772819975495579pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Henrique Almeida Brayner.pdf6,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons