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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49790

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dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorPONTES, Maria Débora Fernandes-
dc.date.accessioned2023-04-27T17:10:22Z-
dc.date.available2023-04-27T17:10:22Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationPONTES, Maria Débora Fernandes. Self-Design: uma abordagem das perspectivas simbólicas na criação e no consumo de artefatos autorais de Design. 2021. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49790-
dc.description.abstractO estudo apresentado buscou descrever e analisar alguns dos processos que envolvem a produção autoral de artefatos oriundos do Design, levando em consideração relações comunicacionais e simbólicas colocadas em prática entre os principais atores envolvidos nesta dinâmica, criadores e consumidores. Deste modo, o que se propõe é que os artefatos participam diretamente enquanto mediadores nas formas como estes indivíduos veem e participam do mundo a sua volta. Tendo como base contribuições teóricas dos campos da Psicologia, da Sociologia e do Consumo, aliadas ao conceito de Self-Design proposto pelo filósofo e crítico de arte Boris Groys, a investigação aqui proposta intencionou construir uma abordagem estratégica, ao considerar subjetividades individuais e coletivas, partindo da premissa de que são os objetos cotidianos que possibilitam a interseção entre os mundos possíveis idealizados por criadores e por consumidores. Partindo de uma investigação fundamentada em um modelo metodológico com inspiração etnográfica, foram elaboradas sete fases de investigação. O encadeamento destas fases possibilitou a aplicação de métodos e ferramentas específicas para a sondagem com as duas amostras investigadas, entrevistas com criadores de artefatos e escalas avaliativas destinadas aos consumidores, de modo que estes também contribuíssem enquanto validadores das propostas conceituais oferecidas pelas marcas participantes no estudo. As propostas conceituais, por sua vez, foram apresentadas aos consumidores por meio da elaboração de moodboards conceituais, em que artifícios imagéticos e simbólicos foram intensivamente explorados, na busca pela compreensão da assimilação cognitiva dos participantes. Por fim, enquanto resultados e conclusões obtidas com a investigação, foi possível confirmar que as narrativas autobiográficas expressas pelos produtores autorais de Design, por meio dos artefatos que desenvolvem, são em grande medida assimiladas e correspondidas pelo seu público consumidor, confirmando assim a importância da dimensão simbólica para o Design.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectSelf-designpt_BR
dc.subjectCoolHuntingpt_BR
dc.titleSelf-Design : uma abordagem das perspectivas simbólicas na criação e no consumo de artefatos autorais de Designpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8474902416245594pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe present study seeks to describe and analyze some of the processes that involve the authorial production of artifacts from Design, taking into account communicational and symbolic relationships put into practice between the main actors involved in this dynamic, creators and consumers. Thus, what is proposed is that artifacts participate directly as mediators in the ways in which these individuals see and participate in the world around them. Based on theoretical contributions from the fields of Psychology, Sociology and Consumption, combined with the concept of Self-Design proposed by philosopher and art critic Boris Groys, the investigation proposed here intended to build a strategic approach, considering individual and collective subjectivities, starting from the premise that it is the everyday objects that make possible the intersection between the possible worlds idealized by creators and consumers. Starting from an investigation based on a methodological model with ethnographic inspiration, seven phases of investigation were elaborated. The chain of these phases allowed the application of specific methods and tools for the survey with the two investigated samples, interviews with artifact creators and evaluation scales aimed at consumers, so that they could also contribute as validators of the conceptual proposals offered by the participating brands in the study. The conceptual proposals, in turn, were presented to consumers through the development of conceptual moodboards, in which imagery and symbolic devices were intensively explored, in the search for understanding the participants' cognitive assimilation. Finally, as results and conclusions obtained from the investigation, it was possible to confirm that the autobiographical narratives expressed by the authors of Design, through the artifacts they develop, are largely assimilated and matched by their target, thus confirming the importance of symbolic dimension for Design.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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