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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49802
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Maria Luiza Lopes Timóteo de | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Emilaine de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T12:32:49Z | - |
dc.date.available | 2023-04-28T12:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Emilaine de Lima. Rede de cuidados à pessoa com deficiência em Pernambuco: um estudo de avaliabilidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49802 | - |
dc.description.abstract | As Redes de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RPCD) foram instituídas há mais de dez anos e configuram-se como uma estrutura fundamental para a garantia do acesso e cuidado integrado à Pessoa com deficiência. Considerando a complexidade que envolve o desenvolvimento das redes, os estudos de avaliabilidade podem se configurar como um importante componente da gestão, legitimando a tomada de decisão e o controle das intervenções. Esse estudo tem o objetivo de realizar um estudo de avaliabilidade da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência em Pernambuco. Foi desenvolvido no estado de Pernambuco, no período de setembro de 2021 a agosto de 2022. Fizeram parte do estudo 11 participantes, três informantes-chave e oito especialistas. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo de avaliabilidade, se caracteriza como uma pré-avaliação e foi conduzido em três etapas, de acordo com Leviton: na primeira etapa, a análise documental e entrevista com os informantes-chave, realizada mediante questionário semiestruturado; na segunda etapa foi realizado a construção do modelo lógico (ML) preliminar e validação pelos especialistas; na terceira etapa, elaboradas perguntas avaliativas. A análise selecionou documentos, dentre eles, o plano viver sem Limites, a portaria que institui a Rede de Cuidados á Pessoa Com Deficiência, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Consolidação no 03 do Ministério da Saúde, CIB 2189 e os documentos de gestão (Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão), que possibilitaram a extração e identificação dos objetivos da Rede de Cuidados á Pessoa Com Deficiência. Os gestores apontaram como pontos fortes da rede: a dinâmica das coordenações com todas as políticas funcionando no mesmo ambiente, o que facilita a comunicação entre elas, viabilizando melhor a transversalidade das ações; a utilização do respaldo normativo; as ações de implantação dos grupos condutores e atividades direcionadas ao componente de atenção especializada, com ações específicas da implantação e habilitações de centros de reabilitação. Algumas lacunas apontadas foram: o quadro técnico de profissionais reduzidos e as dificuldades para ampliação dos grupos condutores da RPCD. O modelo lógico obteve validação quanto sua importância e relevância. A atividade “adequação da acessibilidade em todos os ambientes e serviços”, da dimensão gestão obteve pontuação máxima 100%, as demais atividades foram consideradas importantes, com percentual entre 80% e 95,8%. Na subdimensão atenção básica, seis das onze atividades receberam a pontuação máxima quanto a sua importância, apenas a atividade de “prevenção de perda funcional” não foi considerada importante (62%). Quanto sua relevância, todas as atividades foram consideradas relevantes, porém a “prevenção da perda funcional e recuperação da função” e “articulação com a rede SUAS e rede educacional”, receberam a menor pontuação. Diante do conjunto de informações foram traçadas perguntas avaliativas categorizadas na perspetiva da Implantação, funcionamento e impactos da RPCD. O modelo lógico foi avaliado como válido quanto sua importância e relevância e sugere desafios para a atuação da RPCD. A RPCD pode ser submetida a avaliações, com prioridade para funcionamento geral, implantação e impacto das ações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Atenção à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em Saúde | pt_BR |
dc.title | Rede de cuidados à pessoa com deficiência em Pernambuco : um estudo de avaliabilidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7807338391509494 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8312532414602580 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humana | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Networks of Care for People with Disabilities (RPCD) were instituted more than ten years ago and are configured as a fundamental structure for guaranteeing access and integrated care to people with disabilities. To conducts an evaluability study of the Care Network for People with Disabilities in Pernambuco. It was developed in the state of Pernambuco, from September 2021 to August 2022. Eleven participants, three key informants, and eight experts were part of the study. All participants signed the Informed Consent Form (ICF). The evaluability study is characterized as a pre-assessment and was adapted in three stages according to what was proposed by Leviton: the first stage was the document analysis and key informant interviews, carried out using a semi-structured questionnaire; in the second stage, the construction of the preliminary logic model (ML) and validation by experts were performed; in the third stage, evaluative questions were elaborated. The analysis selected documents that enabled the extraction and identification of the objectives of the RPCD, among them, the Living without Limits plan, the ordinance that institutes the RPCD, Brazilian Inclusion Law (LBI), Consolidation no 03 of the Ministry of Health, CIB 2189 and the management documents (PAS and RAG). The logical model was validated as to its importance and relevance through specialists‟ analysis. The activity “adequacy of accessibility in all settings and services” in the management dimension got the maximum score of 100%, and the others in this dimension were considered important, with a percentage between 80% and 95.8%. In primary care, six of the eleven activities received the maximum score as to their importance, only the activity “prevention of functional loss” was not considered important (62%). Regarding their relevance, all activities were considered relevant, but the “prevention of functional loss and recovery of function” and “articulation with the SUAS network and educational network”, received the lowest scores. The key informants reported on the dynamics of the coordinations with all policies working in the same environment, which facilitates communication between them, making the transversality of actions more feasible. The study faced some limitations, which concern the small number of specialists who participated in the validation, and the lack of involvement of professionals from the hospital units, who could represent the urgency and emergency care component. Three points were visualized through the key informant interviews: normative support, the RPCD implementation in the state, and the Network coordination functioning. The actions for the implementation of conductive groups and activities directed to the specialized care component were signaled, with specific actions for the implementation and qualification of rehabilitation centers. Some gaps in the study resulted in the elaboration of evaluative questions, and were categorized as follows: Implementation, operation and impacts of the RPCD. The logic model was evaluated as valid in terms of its importance and relevance and suggests challenges for the performance of the RPCD. the tool can be used as an inductive instrument for management practices, and should not be an isolated document, but rather something useful, capable of helping people to meet their goals and understand what is expected of the Network. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
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