Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49856

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALVÍNCIO, Josiclêda Domiciano-
dc.contributor.authorREIS, Josimar Vieira dos-
dc.date.accessioned2023-05-02T12:06:51Z-
dc.date.available2023-05-02T12:06:51Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationREIS, Josimar Vieira dos. Pagamento por serviços ambientais (PSA) em bacias hidrográficas : utilização da modelagem hidrológica e valoração ambiental como ferramentas para política ambiental em Pernambuco. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49856-
dc.description.abstractA importância da água para a vida e para o desenvolvimento motivou debates que construíram caminhos para a mitigação dos riscos de escassez hídrica e de estratégias para a gestão das bacias hidrográficas. Aliado a isso e buscando conciliar a conservação e a proteção das vegetações nativas com a promoção de incentivos financeiros, surgiu no cenário internacional e nacional o instrumento econômico de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). No Brasil, experiências ganham destaque, como no caso do programa produtor de água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O estado de Pernambuco sofre as diversas consequências da ação do homem sobre o meio ambiente e os recursos hídricos. Uma das ações antrópicas que contribuem para esse quadro é o desmatamento do seu ecossistema predominante: Caatinga. O bioma possui apenas 50% da sua cobertura vegetal original. Nesse sentido, Pernambuco disciplinou o instrumento na Lei Estadual no 15.809/2016 que institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. Em vista disso, este estudo teve como objetivo avaliar o uso da modelagem hidrológica e da valoração ambiental na tomada de decisão em projeto de Pagamento por Serviços Ambientais em bacia hidrográfica no Estado de Pernambuco. Para isso, foi usada a técnica de valoração ambiental onde utilizou-se o Método de Valoração Contingente (MVC) através de 392 questionários aplicados em 2019. Na modelagem hidrológica foram preparados os dados de entrada (modelo digital de elevação, mapa de classificação de solos, mapa de uso do solo, dados meteorológicos) de 1961 a 2021 da região que abrange a bacia do Pontal-PE, onde quantificou-se a potencial oferta de Serviços Ecossistêmicos (SE) de regulação de água. Como forma de mensurar as informações da valoração foi utilizado o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) e a modelagem hidrológica foi realizada com o Soil and Water Assessment Tool (SWAT) e o Sistema de Unidades de Resposta Hidrológica para Pernambuco (SUPER). Os resultados mostram que é possível o uso da valoração ambiental e modelagem hidrológica como técnicas para apontar áreas prioritárias para o Programa Estadual de Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (PEPSA) em Pernambuco. Visto que a modelagem apontou através de comparação seis sub-bacias com aspectos físicos/ambientais com indicadores na bacia do Pontal-PE para o PEPSA. A valoração ambiental apontou através dos questionários que (77,92%) dos entrevistados tem disposição a pagar pela conservação dos serviços ecossistêmicos da água e que o valor da moda apresentado foi de 10,00 Reais, escolhido por (26,40%) dos entrevistados. Até o presente momento não existe nem um programa de PSA em construção ou funcionando em Pernambuco. Contudo, a lei pernambucana deixou de avançar em muitos pontos, principalmente na forma de atuação quanto ao financiamento, a diversidade das áreas e a inclusão para beneficiar os protetores locais. Conclui-se que a bacia do Pontal tem forte potencial para programas de PSA, onde a modelagem apontou índices satisfatórios em algumas sub-bacias para esta implantação e o MVC mostrou que a técnica de valoração pode ser empregada em projetos ambientais. Por fim, a modelagem hidrológica e a valoração ambiental têm forte potencial como técnicas de utilização para o PEPSA e podem nortear os atores institucionais na política pública ambiental de PSA em Pernambuco.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectGestão Ambiental - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.titlePagamento por serviços ambientais (PSA) em bacias hidrográficas : utilização da modelagem hidrológica e valoração ambiental como ferramentas para política ambiental em Pernambuco.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEITÃO, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1133526054780506pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7217736964361440pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.description.abstractxThe importance of water for life and for development has motivated debates that have built paths for the mitigation of water scarcity risks and strategies for watershed management. Together with this and seeking to reconcile the conservation and protection of native vegetations with the promotion of financial incentives, the economic instrument of Payment for Environmental Services (PES) has emerged on the international and national scene. In Brazil, experiences gain prominence, as in the case of the water producer program of the National Agency for Water and Basic Sanitation (ANA). The state of Pernambuco suffers the various consequences of human action on the environment and water resources. One of the anthropic actions that contribute to this picture is the deforestation of its predominant ecosystem: Caatinga. The biome has only 50% of its original vegetation cover. In this sense, Pernambuco has disciplined the instrument in State Law No. 15.809/2016 that institutes the State Policy for Payment for Environmental Services. In view of this, this study aimed to evaluate the use of hydrological modeling and environmental valuation in decision making in a Payment for Environmental Services project in a watershed in the State of Pernambuco. For this, the environmental valuation technique was used where the Contingent Valuation Method (CVM) was used through 392 questionnaires applied in 2019. In hydrological modeling, the input data (digital elevation model, soil classification map, land use map, meteorological data) from 1961 to 2021 of the region that covers the Pontal-PE basin were prepared, where the potential supply of Ecosystem Services (ES) of water regulation was quantified. The Statistical Package for the Social Science (SPSS) software was used to measure the valuation information, and the hydrological modeling was done with the Soil and Water Assessment Tool (SWAT) and the Hydrological Response Unit System for Pernambuco (SUPER). The results show that it is possible to use environmental valuation and hydrological modeling as techniques to target priority areas for the State Program of Payments for Ecosystem Services (PEPSA) in Pernambuco. Since the modeling pointed through comparison six sub-basins with physical/environmental aspects with indicators in the Pontal-PE basin for the PEPSA. The environmental valuation indicated through the questionnaires that (77.92%) of respondents are willing to pay for the conservation of water ecosystem services and that the mode value presented was 10.00 Reais, chosen by (26.40%) of respondents. To date there is neither a PES program under construction or functioning in Pernambuco. However, the Pernambuco law has failed to advance in many points, mainly in the way it operates regarding funding, the diversity of areas and the inclusion to benefit local protectors. It is concluded that the Pontal basin has a strong potential for PES programs, where the modeling indicated satisfactory rates in some sub- basins for this implementation and the CVM showed that the valuation technique can be employed in environmental projects. Finally, hydrological modeling and environmental valuation have a strong potential as techniques to be used for PEPSA and can guide institutional actors in the environmental public policy of PES in Pernambuco.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7305189524186801pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Josimar Vieira dos Reis.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons