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Título : Mulheres negras compositoras na cena cultural de Alagoas : modos de resistência através da música
Autor : RODRIGUES, Maria Natália Matias
Palabras clave : Música; Raça; Gênero; Resistência
Fecha de publicación : 31-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : RODRIGUES, Maria Natália Matias. Mulheres negras compositoras na cena cultural de Alagoas: modos de resistência através da música. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esse trabalho apresenta discussões inseridas no campo teórico-metodológico da Psicologia Social. Nosso campo/tema de estudo envolve as experiências mulheres negras compositoras alagoanas considerando os atravessamentos de gênero, raça e o área da música, buscando responder a seguinte problemática: quais são e como têm acontecido as experiências de resistência de mulheres negras compositoras alagoanas? Entendemos que existe pouca visibilização das produções musicais de mulheres negras e, portanto, o estudo sobre a vida das mulheres negras compositoras a partir das articulações entre gênero e raça com a produção musical, atuação e participação no cenário musical pode trazer importantes reflexões sobre as experiências de resistência e protagonismo dessas mulheres. Assim, objetivamos entender as experiências de resistência de mulheres negras compositoras alagoanas através da produção musical. Especificamente, identificar aspectos da intersecção de gênero e raça que se presentificam nas músicas produzidas por essas mulheres, destacar pontos de aproximação e distanciamento entre as experiências de resistência e analisar as estratégias de enfrentamento às desigualdades de gênero e raça nas desigualdades gênero e raça nas experiências dessas mulheres. Em diálogo com o entendimento sobre as formas de fazer pesquisa científica da perspectiva Decolonial e do Feminismo Negro, reafirmam-se outras formas de produzir conhecimento, especialmente aqueles saberes silenciados por epistemologias dominantes, como os que são produzidos por mulheres negras. Compreendemos o racismo e o sexismo como sistemas de hierarquização social que têm proporcionado a invisibilização e inferiorização das mulheres negras, diminuindo o acesso dessas aos mecanismos de afirmação de poder e de manejo das estruturas políticas e sociais. É necessário pontuar que, no caso do contexto brasileiro, essas mulheres negras representaram um papel de protagonismo na produção de identidade e enraizamento da população negra. No que se refere à metodologia, foram realizadas conversas com 8 interlocutoras, mulheres negras compositoras alagoanas, e feita a análise a partir da interseccionalidade dessas conversas e de 8 músicas compostas por elas. No processo de análise enfocamos as questões relacionadas ao gênero e à raça, mas também à vivência como artistas, à construção de sua identidade e às experiências de resistência ligadas à expressão sonora/artística/cultural como elementos da subjetividade e os importantes atravessadores em suas vidas. Reconhecemos a língua enquanto um potencial espaço de resistência em que são produzidas epistemologias alternativas. Entendemos a escrita, através da música, como um movimento de resistência de mulheres negras. Nossas interlocutoras sabem dos desafios que enfrentam por serem mulheres, negras e artistas. Suas memórias trazem relatos de experiências de racismo e sexismo já na infância e adolescência, experiências essas que continuam a ser vivenciadas após a inserção delas no contexto da música. As experiências delas também nos indicam que a música tem sido um espaço de resistência e, nesse sentido, suas composições se configuram em formas de falar sobre essas opressões, suas lutas e desafios, uma forma de erguerem suas vozes e resistirem. Essas mulheres negras compõem um grupo heterogêneo, mas suas experiências singulares refletem dinamismos do plano coletivo que podem incitar experiências de protagonismos ao construírem em suas vivências, através da música, modos de resistência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49891
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia

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