Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49903

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriela Carine de Santana-
dc.date.accessioned2023-05-03T19:47:52Z-
dc.date.available2023-05-03T19:47:52Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49903-
dc.description.abstractIniciamos nossa pesquisa com o seguinte questionamento: Quais dificuldades os estudantes do 9º ano do ensino fundamental anos finais tem na aprendizagem das quatro operações básicas da matemática? Advindo da observação do rendimento dos alunos no componente curricular da matemática que não tem sido um dos melhores, uma vez que as quatro operações são a base para o prosseguimento dos estudos da matemática. Dessa forma, consideramos importante observar alguns dos principais motivos que ocasionam esta defasagem no ensino das quatro operações básicas, para que assim possamos a posteriori ir em busca de novas metodologias e técnicas para atender essa demanda de alunos com dificuldades no ensino das operações. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar as dificuldades encontradas pelos alunos em uma escola da cidade de Caruaru ao resolverem problemas envolvendo as quatro operações básicas de Matemática. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, os dados adquiridos foram produzidos através de questionário eletrônico contendo questões abertas. Os envolvidos foram alunos de uma instituição pública do Ensino Fundamental Anos Finais. A fundamentação teórica é baseada em: Barbosa (2008); Mato Grosso (2000); Instituto Paulo Montenegro (2008); Os PCN (1998); Silveira (2002); Costa (2007); Drouet (2005); Toledo (1997); Zunino (1995). Os resultados trouxeram à tona que os alunos ainda possuem dificuldades acerca das quatro operações básicas da matemática, esses erros e dificuldades encontradas nesta pesquisa nos leva a pensar na importância de novas metodologias e estratégias que alcancem os alunos de maneira positiva, pois as quatro operações básicas são fundamentais para os prosseguimentos de estudos futuros.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAs quatro operações básicaspt_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Finaispt_BR
dc.titleAs dificuldades enfrentadas por alunos do fundamental anos finais na utilização das quatro operações fundamentais da Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3908276771387525pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxWe began our research with the following question: What difficulties do students in the 9th grade of the final year of elementary school have in learning the four basic operations of mathematics? This question arose from the observation of the students' performance in the curricular component of mathematics, which has not been one of the best, since the four operations are the basis for the continuation of mathematics studies. Thus, we consider it important to observe some of the main reasons that cause this gap in the teaching of the four basic operations, so that we can, afterwards, seek new methodologies and techniques to meet this demand of students with difficulties in the teaching of operations. Thus, this paper aims to investigate the difficulties encountered by students in a school in the city of Caruaru when solving problems involving the four basic operations of mathematics. This study has a qualitative approach, the data acquired were produced through an electronic questionnaire containing open questions. The involved students were from a public institution of the Final Years Elementary School. The theoretical foundation is based on: Barbosa (2008); Mato Grosso (2000); Paulo Montenegro Institute (2008); The PCN (1998); Silveira (2002); Costa (2007); Drouet (2005); Toledo (1997); Zunino (1995). The results brought to light that the students still have difficulties about the four basic operations of mathematics, these errors and difficulties found in this research leads us to think about the importance of new methodologies and strategies that reach the students in a positive way, because the four basic operations are fundamental for the continuation of future studies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriela Carine (1) (1).pdf702,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons