Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49924

Compartilhe esta página

Título: A adaptação ao meio aquático pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças autista: um relato de experiência
Autor(es): MONTEIRO, Letícia Soares Vasconcelos
Palavras-chave: Natação; Transtorno do espectro Autista; Desenvolvimento psicomotor; Psicomotricidade; Inclusão
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: MONTEIRO, Letícia Soares Vasconcelos. A adaptação ao meio aquático pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças autista: um relato de experiência. 2023. 29 f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento cujas principais manifestações comportamentais são déficits na interação social e na comunicação e padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e restritos. O professor de Educação Física, para intervir com crianças autistas, deve estar preparado não apenas para propor, mas também para perceber as formas de expressão corporal do outro, para atender à sua demanda, para ser um companheiro presente em ajudá-las a superar as dificuldades com as quais se deparam. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada no projeto da Associação de Amparo ao Neurodesenvolvimento em Glória do Goitá-PE, através da natação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor de crianças com TEA, além de fornecer informações para pais, professores e entusiastas sobre o Espectro autista e como ajudar/auxiliar o desenvolvimento das crianças que o possuem. O exercício físico é um grande aliado durante o crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo principalmente de quem tem TEA, pois faz com que consiga realizar tarefas do dia a dia com maior facilidade além de promover a interação social. O estudo caracteriza-se como descritivo da modalidade de relato de experiência. Em geral, atividades aquáticas e natação podem promover benefícios como redução de restrições comportamentais e interação social, desde que sejam oferecidas/prescritas com uma clara intenção instrucional. Assim conclui-se que acordo com atividade física proporcionada pela água estimula o ganho de experiências sensoriais e corporais, noções de tempo e espaço, melhor relação com objetos e pessoas, ajuda a desenvolver a capacidade de analisar e reconhecer as emoções expressas pelos indivíduos que as cercam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49924
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Leticia Soares.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons