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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49946
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu | - |
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Elvis Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T12:29:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T12:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Elvis Maciel. Audiência expandida: coprodução de sentido na construção do jornalismo transmídia do Fantástico e do podcast Resumido. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49946 | - |
dc.description.abstract | As novas dinâmicas comunicacionais surgidas desde a popularização da internet e dos dispositivos digitais e do surgimento das redes sociais digitais levaram a sociedade a novos estágios das relações sociais. O novo paradigma social leva tanto a ganhos substanciais como a problemas relevantes, entre os quais está o aumento das crises de sentido pela pluralidade de fontes e o ataque a algumas instituições responsáveis pela organização de sentido, como é o caso do jornalismo. Diante de uma crise de credibilidade, as organizações jornalísticas buscam formas de se reafirmar como prática profissional sustentável e como detentoras de poder simbólico de construção da realidade. É nesse cenário que as produções transmídia se apresentam como possibilidades para essas organizações midiáticas se reaproximarem de sua audiência ao adotar um tipo de produto que se pauta na participação dos usuários e no espalhamento de conteúdo por diversas mídias. Esta tese se propõe a entender as potencialidades e características da audiência que não apenas consome passivamente, mas que interage com os produtos jornalísticos transmídia e, assim, compreender como essa audiência coproduz sentido e participa da construção da realidade social exercida pelo jornalismo. Para tal, dentro de um viés qualitativo e exploratório, analisou-se dados coletados a partir de um mês de observação dos produtos transmidiáticos Fantástico, da Rede Globo, e Resumido, podcast independente produzido por uma pequena equipe liderada pelo jornalista Bruno Natal. Esses dados foram complementados por entrevistas semi-estruturadas com o ex-coordenador de digital do Fantástico, Giovanni Sanfilippo, e com o próprio Bruno Natal. As análises percorreram um caminho que mesclou um método dedutivo inspirado na análise de conteúdo - o qual permitiu o fluxo desde a teoria até o objeto, com a elaboração de categorias prévias - com o método indutivo, baseado na Grounded Theory, a partir do qual desenvolveu-se o fluxo desde o objeto para a teoria, com categorias sendo criadas após o contato com os produtos estudados. O estudo apresenta a proposta do conceito de audiência expandida, que é uma definição ampla da audiência que tem tanto suas possibilidades técnicas expandidas como expande sua própria ontologia. O conceito confirma algumas características e possibilidades vistas anteriormente nas teorias visitadas, propõe algumas alterações em outras e também propõe novos autorais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiência expandida | pt_BR |
dc.subject | Transmídia | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo transmídia | pt_BR |
dc.title | Audiência expandida : coprodução de sentido na construção do jornalismo transmídia do Fantástico e do podcast Resumido | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3471332236472739 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9544888901677710 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The new communication dynamics that have arisen since the popularization of the internet and digital devices and the emergence of digital social networks have led society to new stages of social relations. The new social paradigm leads both to substantial gains and to relevant problems, among which is the increase in crises of meaning due to the plurality of sources and the attack on some institutions responsible for the organization of meaning, as is the case of journalism. Faced with a credibility crisis, journalistic organizations are looking for ways to reaffirm themselves as a sustainable professional practice and as holders of symbolic power to construct reality. It is in this scenario that transmedia productions are presented as possibilities for these media organizations to reconnect with their audience by adopting a type of product based on user participation and the dissemination of content across different media. This thesis proposes to understand the potentialities and characteristics of the audience that not only passively consumes, but that interacts with transmedia journalistic products and, thus, understand how this audience co-produces meaning and participates in the construction of the social reality exercised by journalism. To this end, within a qualitative and exploratory bias, data collected from a month of observation of the transmedia products Fantástico, from Rede Globo, and Resumido, an independent podcast produced by a small team led by journalist Bruno Natal, were analyzed. This data was complemented by semi-structured interviews with the former Fantástico digital coordinator, Giovanni Sanfilippo, and with Bruno Natal himself. The analyzes followed a path that merged a deductive method inspired by content analysis - which allowed the flow from theory to the object, with the elaboration of previous categories - with the inductive method, based on the Grounded Theory, from which it developed the flow from the object to the theory, with categories being created after contact with the studied products. The study presents the proposal for the concept of the expanded audience, which is a broad definition of the audience that has both expanded technical possibilities and expands its own ontology. The concept confirms some characteristics and possibilities foreseen in the theories visited, proposes some alterations in others and also proposes new authorial points. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
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