Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49973
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | LIMA NETA, Maria Elza Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T21:13:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T21:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-08 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETA, Maria Elza Pereira de. Acessibilidade em educação: uma análise do Plano Estadual de Educação de Pernambuco voltado a inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49973 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise do Plano Estadual de Educação (PEE), com o objetivo de identificar as políticas públicas de acessibilidade implementadas no Estado de Pernambuco voltadas aos estudantes no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O documento do Plano Estadual de Educação, Lei de Nº 15.533 de 2015 vem atender aos princípios da Constituição Federal, de 1988 em seu Art. 214, no qual recomenda a elaboração de um plano de educação, no âmbito nacional, estadual e municipal. Em seu texto são definidos as diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento da educação, com duração a cada dez (10) anos. Nessa direção, buscamos analisar o documento do plano estadual para identificar diretrizes e metas que possam assegurar o direito à educação de estudantes no espectro do autismo nas escolas estaduais em Pernambuco. Vale ressaltar que o marco para a inclusão nas escolas de estudantes com TEA foi garantido com a criação da Lei Berenice Piana nº12.764, que aprovou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em 2012 (BRASIL, 2012) e iguala seus direitos com as demais pessoas com deficiência. Vale registrar que a elaboração do plano de educação é construído por meio de um processo democrático e que garante a participação da comunidade escolar, consequentemente, a presença de familiares e de estudantes com deficiência. É salutar registrar que o Brasil foi impactado por influência de movimentos internacionais em prol da inclusão de todos na escola regular, entre eles a pessoa com deficiência. A metodologia utilizada consistiu-se em uma pesquisa de cunho qualitativa, por meio de análise documental e se fundamentou com base nos dispositivos legais internacionais e nacionais que regulamentam a matéria e também nos pressupostos de autores que vem se dedicando às questões de garantia de práticas pedagógicas inclusivas, acessibilidade, garantia de direitos de todos a educação com qualidade, tomando por base as necessidades específicas de pessoas com deficiência. Ao longo do trabalho é apresentada uma breve contextualização sobre o tema, discorrendo por alguns dos fundamentos históricos, legais e políticos da educação, tomando como base o texto do documento analisado, envolvendo ações voltadas à garantia de direitos, igualdade, ações de acessibilidade e pedagógica, além da importância da formação dos profissionais de educação envolvidos no processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas de educação | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade em educação: uma análise do Plano Estadual de Educação de Pernambuco voltado a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | ABSTRACT This work presents an analysis of the State Education Plan, with the objective of identifying public accessibility policies implemented in the State of Pernambuco aimed at students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The document of the State Education Plan, Law No. 15.533 of 2015, complies with the principles of the Federal Constitution of 1988 in its Art. 214, in which it recommends the elaboration of an education plan, at the national, state and municipal levels. Its text defines guidelines, objectives, goals and implementation strategies to ensure the maintenance and development of education, lasting every ten (10) years. In this direction, we seek to analyze the state plan document to identify guidelines and goals that can ensure the right to education for students on the autism spectrum in state schools in Pernambuco. It is worth mentioning that the milestone for the inclusion of students with ASD in schools was guaranteed with the creation of Law Berenice Piana nº 12.764, of 2012, which approved the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autistic Spectrum Disorder, in 2012 (BRASIL, 2012) and equals with other people with disabilities. It is worth mentioning that the elaboration of the education plan is built through a democratic process and that guarantees the participation of the school community, consequently, the presence of family members and students with disabilities. It is salutary to register that Brazil was impacted by the influence of international movements in favor of the inclusion of everyone in regular school, including people with disabilities. The methodology used consisted of a qualitative research, through document analysis and was based on the international and national legal provisions that regulate the matter and also on the assumptions of authors who have been dedicating themselves to issues of guaranteeing pedagogical practices inclusive, accessibility, guaranteeing the rights of all to quality education, based on the specific needs of each student. Throughout the work, a brief contextualization of the theme is presented, discussing some of the historical, legal and political foundations of education, based on the text of the analyzed document, involving actions aimed at guaranteeing rights, equality, accessibility and pedagogical actions. , in addition to education professionals involved in the teaching and learning process from the perspective of Inclusive Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Maria Elza Pereira de Lima Neta.pdf | 526,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons