Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49999

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Allan Antônio Santos-
dc.date.accessioned2023-05-09T17:25:18Z-
dc.date.available2023-05-09T17:25:18Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.date.submitted2023-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Allan Antônio Santos. O papel do professor de educação física escolar na vida do aluno com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literatura. 2023. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49999-
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurológico que pode ser causado por fatores hereditários, que se manifesta ainda na infância e comumente segue com o indivíduo pelo resto de sua vida, sendo caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Esse distúrbio neurológico afeta na média de 3 a 5% das crianças (ABDA, 2023), todavia algumas pesquisas constatam que esse número pode ser bem maior, atingindo até valores de dois dígitos em comunidades de maior vulnerabilidade. Esse trabalho teve como objetivo conscientizar os professores de educação física escolar sobre o seu papel no aprendizado e no desenvolvimento social e motor na vida dos estudantes com TDAH. Isto, devido algumas dificuldades que os estudantes com TDAH possuem no ambiente escolar, desde a questão estrutural como, também, na questão de sua adaptação às metodologias aplicadas pelos docentes. Para a elaboração desta revisão, foram analisados ao todo 21 artigos, livros, e sites, que foram encontrados por meio das plataformas Google Acadêmico e Scielo, com data de publicação e/ou atualização entre os anos de 2000 e 2023. O docente tem papel fundamental no acolhimento do aluno em sala de aula, sem excluí-lo apesar de adversidades apresentadas, o tratando sempre que necessário de maneira positiva, o acolhendo e estimulando a sua atenção durante as aulas, e incentivando a sua busca constante em aprimorar suas habilidades, tornando o seu aprendizado mais prazeroso (SILVA, 2014). Giacomini et al. (2006) acredita que é possível indivíduos que possuam TDAH venham eventualmente adquirir destaque em áreas a que tenha interesse. Logo, eles necessitam apenas de um impulso, uma ideia, um norteamento para serem capazes de enxergar para onde querem seguir e o que precisam fazer. Neste ponto, cabe ao professor de educação física selecionar através do conteúdo aplicado e dos recursos de espaço e materiais disponíveis, quais atividades serão utilizadas e de qual forma elas serão aplicadas para que os seus alunos mantenham-se engajados em suas aulas e adquiram o melhor aprendizado possível em sua disciplina.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.titleO papel do professor de educação física escolar na vida do aluno com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurological disorder that can be caused by hereditary factors, which manifests itself in childhood and commonly remains with the individual for the rest of his life, being characterized by symptoms of inattention, restlessness and impulsivity. This neurological disorder affects an average of 3 to 5% of children (ABDA, 2023), however some studies show that this number can be much higher, reaching even two digit values in more vulnerable communities. This work aimed to make school physical education teachers aware of their role in learning and social and motor development in the lives of students with ADHD. This is due to some difficulties that students with ADHD have in the school environment, from the structural issue as well as the issue of their adaptation to the methodologies applied by teachers. For the elaboration of this review, a total of 21 articles, books, and websites were analyzed, which were found through the Google Scholar and Scielo platforms, with publication date and/or update between the years 2000 and 2023. The teacher has a role fundamental in welcoming the student in the classroom, without excluding him despite the adversities presented, treating him whenever necessary in a positive way, welcoming him and stimulating his attention during classes, and encouraging his constant search to improve his skills, making your learning more pleasurable (SILVA, 2014). Giacomini et al. (2006) believes that it is possible for individuals with ADHD to eventually acquire prominence in areas in which they are interested. Soon, they just need an impulse, an idea, a guideline to be able to see where they want to go and what they need to do. At this point, it is up to the physical education teacher to select, through the applied content and the resources of space and materials available, which activities will be used and how they will be applied so that their students remain engaged in their classes and acquire the best possible learning in your discipline.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA VIDA DO ALUNO 26-04-2023.pdf527 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons