Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50007

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorROCHA, Petterson Santos-
dc.date.accessioned2023-05-09T19:27:51Z-
dc.date.available2023-05-09T19:27:51Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.date.submitted2023-05-09-
dc.identifier.citationROCHA, Petterson Santos. ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma análise da produção científica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50007-
dc.description.abstractA etnomatemática se configura como algo muito mais amplo do que o senso comum costuma denominá-la como a matemática de diferentes etnias. Com o intuito de entender de forma sucinta e clara a forma em que a etnomatemática ligada ao contexto educacional é apresentada no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), o principal evento nacional no âmbito da educação matemática, e com o passar das décadas quais as principais características que foram abordadas por meio desse tema, foi por meio dessa finalidade que elaboramos o título deste trabalho. Com isso, nossa pesquisa visa condensar de forma precisa três décadas de comunicações científicas publicadas nos anais do ENEM. Para tal, objetivamos identificar como a etnomatemática ligada ao âmbito educacional tem sido abordada nas comunicações científicas publicadas nos anais do ENEM. Com o propósito de atingirmos nosso objetivo, formulamos o seguinte problema de pesquisa: como a etnomatemática ligada ao âmbito educacional tem sido abordada nas comunicações científicas publicadas nos anais do ENEM? Desse modo, o local de pesquisa foi o site oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM ), na aba “Anais”, tópico “ENEM” e foram investigadas as edições do ENEM de, 1988 até 2022. Ou seja, todas as edições que podem ser acessadas no site da SBEM, até o momento da produção desta pesquisa. Contamos como teóricos como D’ Ambrosio, Gelsa Knijnik, Rosa e Orey onde suas contribuições serviram de aporte para discutirmos os resultados obtidos. Assim sendo, em um universo com 9.135 trabalhos, ao procurar os títulos que possuem o termo “etnomatemática”, obtivemos 112 resultados, desses, filtramos mais a pesquisa acrescentando os termos “educação” e/ou “ensino”, onde encontramos 44 comunicações científicas, realizamos então a leitura dos resumos e selecionamos 24 produções, tivemos como critério para exclusão àquelas que se pautavam da etnomatemática como ferramenta auxiliar para fundamentar suas discussões acerca de um outro tema central, todo esse percurso se fez necessário para os mapeamentos horizontal e vertical desenvolvidos nessa pesquisa. Por meio deste trabalho, foi possível perceber como a etnomatemática e a educação se apresentam no ENEM, bem como a frequência e quantidade de produções científicas desse tipo no evento. Além de que a etnomatemática, dada sua capacidade de contribuição no cenário educacional, representa apenas cerca de 22,3% do que é abordada no contexto das comunicações científicas das 112 produções que contém no título o termo “etnomatemática”.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectAnálise da produção científicapt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAbordagem da etnomatemática nos Encontros Nacionais de Educação Matemática: uma análise da produção científica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209729875133729pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxEthnomathematics is configured as something much broader than what common sense usually calls it as the mathematics of different ethnicities. In order to succinctly and clearly understand the way in which ethnomathematics linked to the educational context is presented at the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), the main national event in the field of mathematics education, and over the decades which main characteristics that were approached through this theme, it was through this purpose that we elaborated the title of this work. With this, our research aims to accurately condense three decades of scientific communications published in the annals of ENEM. To this end, we aimed to identify how ethnomathematics linked to the educational field has been addressed in scientific communications published in the annals of ENEM. In order to reach our goal, we formulated the following research problem: how has ethnomathematics linked to the educational field been addressed in scientific communications published in the annals of ENEM? Thus, the research site was the official website of the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM ), in the “Anais” tab, topic “ENEM”, and ENEM editions from 1988 to 2022 were investigated. which can be accessed on the SBEM website, until the time of production of this research. We count on theorists like D'Ambrosio, Gelsa Knijnik, Rosa and Orey where their contributions served as a contribution to discuss the results obtained. Therefore, in a universe with 9,135 works, when looking for titles that have the term “ethnomathematics”, we obtained 112 results, of these, we filtered the search further adding the terms “education” and/or “teaching”, where we found 44 scientific communications , we then read the abstracts and selected 24 productions, we had as a criterion for exclusion those that were based on ethnomathematics as an auxiliary tool to support their discussions about another central theme, all this route was necessary for the horizontal and vertical mappings developed in this research. Through this work, it was possible to perceive how ethnomathematics and education are presented in ENEM, as well as the frequency and quantity of scientific productions of this type in the event. In addition, ethnomathematics, given its contribution capacity in the educational scenario, represents only about 22.3% of what is addressed in the context of scientific communications of the 112 productions that contain the term “ethnomathematics” in the title.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0417-9859pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Petterson Santos Rocha.pdf2,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons