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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5001

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Alessandra Brasiliano dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:35:21Z
dc.date.available2014-06-12T17:35:21Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationBrasiliano da Silva, Alessandra; Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Ana. Uma investigação sobre a avaliação de desempenho contábil-gerencial do Programa Escola Aberta(PEA) em escolas municipais de Olinda. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5001
dc.description.abstractganhando cada vez mais espaço nas funções de planejamento e gestão dos recursos públicos, a partir dela pode-se conhecer e aprimorar as ações em busca de melhoria e qualidade nos processos e resultados. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo evidenciar o Resultado Econômico do Programa Escola Aberta (PEA) em escolas municipais de Olinda como um indicador de desempenho contábil-gerencial dos serviços públicos disponibilizados. O procedimento metodológico foi realizado através do método indutivo, por meio de pesquisa de campo, nas escolas em que o programa está sendo efetivado em 2010/2011. Foram aplicados 22 questionários com os coordenadores PEA com vistas de obter evidências empíricas sobre o desenvolvimento das atividades do programa. O tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software estatístico Statistical Package for Social Science SPSS, versão 16.0. Para Mensuração do Resultado Econômico utilizou-se como parâmetro o modelo econômico desenvolvido pelo GECON. Evidenciou-se com a pesquisa que o Programa Escola Aberta possui um indicador de desempenho contábil-gerencial favorável, apresentando um Resultado Econômico positivo e um retorno quinze vezes superior ao capital investido, o que revela um gerenciamento adequado dos recursos públicos. Constatou-se que, contabilmente, vale à pena o investimento e a continuidade das ações do programa, porém, concluiu-se que os recursos repassados pelo Governo são insuficientes, a sustentabilidade do programa se dá pelas contribuições voluntárias disponibilizadas. Portanto, são necessárias medidas que proporcionem melhores investimentos, maior qualidade na gestão dos recursos, qualificação dos atores, aperfeiçoamento dos serviços, melhoria dos processos, estabelecimento de metas, planejamento e avaliação de resultados para uma maior eficiência do programapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMensuração do resultado econômicopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectGECONpt_BR
dc.subjectPrograma escola abertapt_BR
dc.titleUma investigação sobre a avaliação de desempenho contábil-gerencial do Programa Escola Aberta(PEA) em escolas municipais de Olindapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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