Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50030

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorLIMA, Stefany Lopes de-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:55:19Z-
dc.date.available2023-05-10T13:55:19Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.citationLIMA, Stefany Lopes de. Cores e Valores : graffiti e arte/educação periférica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50030-
dc.description.abstractA pesquisa tem como foco de investigação o graffiti enquanto linguagem e sua relação com a arte/educação em espaços culturais periféricos. Ela foi realizada a partir das vivências compartilhadas coletivamente no Núcleo de Hip Hop Zumaluma, em Embu das Artes (SP), e, posteriormente, no Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, em Recife (PE). Assim, busca compreender alguns atravessamentos artísticos, educativos e sociais de/entre ambos para a juventude participante das oficinas de graffiti e seus respectivos territórios, contribuindo para ampliação das perspectivas de criação - de artes e mundos - e apropriação de suas narrativas nas ruas e no espaço urbano. Composta por uma abordagem que visa evidenciar elementos presentes no imaginário e cotidiano negro periférico, este trabalho costura analogias com a obra dos Racionais MC’s e o pensamento mítico-simbólico da cosmovisão yorubá, preservada na cultura afro-brasileira, principalmente nos terreiros de candomblé através do culto aos orixás. Considerando que os modos hegemônicos de pensar e fazer arte no Brasil foram estruturados em bases coloniais, o esforço é no sentido de problematizar essa construção e propor um outro olhar, colocando nossas vivências como referência, sem a intenção de inventar a roda ou a captura rígida de certezas, mas de fazer um giro de possibilidades nas tantas encruzilhadas de sensibilidades e conhecimentos cultivados nas ruas e quebradas.pt_BR
dc.format.extent114f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectJuventude negra e periféricapt_BR
dc.titleCores e Valores : graffiti e arte/educação periféricapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9104458058974879pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Stefany Lopes de Lima.pdf11,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons