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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50075

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIASCOS, Sonia Aguiar Cruz-
dc.contributor.authorSILVA, Laísa Araújo da-
dc.date.accessioned2023-05-11T12:41:16Z-
dc.date.available2023-05-11T12:41:16Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationSILVA, Laísa Araújo da. Contribuições da Biblioteca Rural em Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50075-
dc.description.abstractA Biblioteca Rural se torna uma grande aliada na democratização da informação, no desenvolvimento de ações educativas e culturais para a transformação social e na melhoria das vidas nas comunidades rurais, portanto sua ausência pode limitar o acesso à informação e ao conhecimento, reduzindo as oportunidades de desenvolvimento educacional, cultural e social das comunidades rurais. A presente pesquisa trata sobre o papel da Biblioteca Rural nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Tem por objetivo principal aprofundar os estudos sobre a Biblioteca Rural e analisar como ela contribui para a vida dos assentados do MST. Este estudo pretende ainda: apresentar o contexto da Biblioteca inserida no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; investigar sobre o papel social e educacional da Biblioteca como espaço de acesso à informação e ao conhecimento no contexto do assentamento do MST; e identificar as contribuições das bibliotecas rurais para os assentados do MST PE. Trata-se de pesquisa de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa O instrumento de pesquisa foi uma entrevista, com 12 perguntas, com pré-teste antecipado. Participaram da entrevista 70 assentados do MST de Pernambuco durante a Jornada das Mulheres do MST. Os dados coletados foram analisados e discutidos com enfoque para aspectos sociais, educacionais e informacionais relacionados à Biblioteca Rural para conhecer as contribuições direcionadas aos assentados do MST. Conclui-se que a falta de implementação de políticas públicas e a ausência de recursos, sobretudo financeiros, podem afetar a ausência e o acesso às bibliotecas em áreas rurais, incluindo assentamentos. Embora os assentados possam ver a importância da biblioteca para sua Educação e desenvolvimento pessoal, como também de seus filhos e netos, a falta de apoio governamental dificulta a criação e a manutenção desses espaços, requerendo-se iniciativas no sentido de propiciar a existência e o funcionamento adequado dessas bibliotecas no campo.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbiblioteca ruralpt_BR
dc.subjecteducação do campopt_BR
dc.subjectmovimento dos trabalhadores rurais sem terrapt_BR
dc.subjectMSTpt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleContribuições da Biblioteca Rural em Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0988110022162378pt_BR
dc.description.abstractxThe Rural Library becomes a great ally in the democratization of information, in the development of educational and cultural actions for social transformation and in the improvement of lives in rural communities, therefore its absence can limit access to information and knowledge, receiving opportunities for educational, cultural and social development of rural communities. This research deals with the role of the Rural Library in the settlements of the Landless Rural Workers Movement. Its main objective is to deepen studies on the Rural Library and analyze how it contributes to the lives of MST settlers. This study also intends to: present the context of the Library inserted in the Landless Rural Workers Movement; investigate the social and educational role of the Library as a space for accessing information and knowledge in the context of the MST settlement; and identify the contributions of rural libraries to MST PE settlers. This is an applied, descriptive research with a qualitative approach. The research instrument was an interview, with 12 questions, with an anticipated pre-test. 70 MST settlers from Pernambuco participated in the interview during the MST Women's Day. The collected data were analyzed and discussed with a focus on social, educational and informational aspects related to the Rural Library to know the contributions directed to MST settlers. It is concluded that the lack of implementation of public policies and the lack of resources, especially financial ones, can affect the absence and access to libraries in rural areas, including settlements. Although the settlers can see the importance of the library for their education and personal development, as well as that of their children and grandchildren, lack of government support makes the creation and maintenance of these spaces difficult, requiring initiatives in the sense of providing the existence and functioning appropriate use of these libraries in the field.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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