Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50190

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMODESTO, Jeanne Claine de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Gomes da-
dc.date.accessioned2023-05-15T17:55:54Z-
dc.date.available2023-05-15T17:55:54Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Luana Gomes da. Levantamento bibliográfico e análise dos artigos publicados nas últimas duas décadas sobre modelos didáticos voltados para o ensino do tema membrana plasmática. 2023. 32 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50190-
dc.description.abstractAs células, unidade estrutural de todos os seres vivos, são delimitadas por uma membrana celular semipermeável, que permite a troca de substâncias entre os meios intra e extracelular, além de exercer outras funções específicas. A membrana plasmática é um conteúdo abordado em diferentes etapas da Educação Básica, sendo melhor detalhado durante o 1o ano do Ensino Médio como parte do conteúdo de Biologia. Nesta etapa, a composição e estrutura da membrana, a fluidez, a permeabilidade, os tipos transportes realizados, entre outras funções, são tópicos muitas vezes de difícil compreensão para o estudante em aprendizado, devido a sua complexidade. No Brasil, ainda existem muitas escolas onde a falta de recursos didáticos e investimentos inviabilizam o desenvolvimento de atividades práticas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. Pensando em materiais de baixo custo, a construção e uso de modelos didáticos ainda é um caminho a ser seguido como forma de ampliar as práticas pedagógicas de professores de Biologia, sobretudo aqueles da rede pública de ensino. Diante disto, o presente estudo realizou um levantamento bibliográfico e análise de artigos publicados em revistas científicas a partir dos anos 2000, voltados à construção de modelos didáticos no tema membrana plasmática e, preferencialmente, já aplicados em sala de aula. A busca por artigos foi realizada na base de dados Periódicos Capes, usando busca simples e avançada com palavras chaves em português, inglês e espanhol. Como resultado, foram encontrados apenas dez artigos, publicados entre os anos de 2009 a 2022 que tratavam do tema membrana, sendo oito em língua portuguesa e dois em língua espanhola. A análise detalhada dos artigos e seus modelos propostos é apresentada e discutida neste trabalho.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMembrana plasmáticapt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleLevantamento bibliográfico e análise dos artigos publicados nas últimas duas décadas sobre modelos didáticos voltados para o ensino do tema membrana plasmáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8907225756122596pt_BR
dc.description.abstractxCells, the structural unit of all living beings, are delimited by a semipermeable cell membrane, which allows the exchange of substances between intra and extracellular media, inaddition to performing other specific functions. The plasma membrane is a content addressed at different stages of Basic Education, being better detailed during the 1st year of High Schoolas part of the Biology content. At this stage, the composition and structure of the membrane, the fluidity, the permeability, the types of transports performed, among other functions, are topics often difficult to understand for the student in learning, due to their complexity. In Brazil,there are still many schools where the lack of didactic resources and investments make it impossible to develop practical activities that assist in the teaching-learning process. Thinking about low-cost materials, the construction and use of didactic models is still a path to be followed as a way to expand the pedagogical practices of Biology teachers, especially those inthe public school system. In view of this, the present study carried out a bibliographic survey and analysis of articles published in scientific journals from the 2000s, aimed at the constructionof didactic models on the theme of plasma membrane and, preferably, already applied in the classroom. The search for articles was carried out in the Periódicos Capes database, using simple and advanced search with keywords in Portuguese, English and Spanish. As a result, only ten articles were found, published between the years 2000 and 2022 that dealt with the membrane theme, eight in Portuguese and two in Spanish. The detailed analysis of the articlesand their proposed models is presented and discussed in this work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CB-Curso de Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC LUANA GOMES DA SILVA PRONTO.pdf407,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons