Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50225

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Edson Hely-
dc.contributor.authorGARCIA, Antonio Dyego Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:20:25Z-
dc.date.available2023-05-16T12:20:25Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationGARCIA, Antonio Dyego Vasconcelos. História e memórias sobre o bairro “Xucurus” em Pesqueira: subsídios para o ensino de história do município. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50225-
dc.description.abstractEsta pesquisa versou sobre os indígenas Xukuru do Ororubá habitando o Bairro “Xucurus” na cidade de Pesqueira e como a História e as memórias dos indígenas, podem ser subsídios para o ensino nas escolas da rede privada e pública na citada cidade de acordo com a determinação da Lei no 11.645/2008 tornando obrigatória a temática indígena nos currículo da Educação Básica. Como recorte histórico, desde o final do Século XIX até a primeira metade do século XX a cidade de Pesqueira ficou conhecida pela potencial quantidade de indústrias do ramo de doces e conservas, em específico a Indústria Carlos de Britto (Fábrica Peixe) apesar das saudosas afirmações de alguns moradores ratificando eventual “progresso” econômico da cidade no período, apontamos exemplos de evidente desigualdade social e invisibilização, principalmente em relação ao povo indígena Xukuru do Ororubá. Com o esbulho de suas terras e a negação de suas manifestações culturais pela elite pesqueirense em favor da manutenção da produção de gêneros alimentícios nas terras da Serra do Ororubá, consequentemente os Xukuru migraram para terras na área urbana de Pesqueira em busca de remota sobrevivência formando bairros como o “Xucurus”. A pesquisa bibliográfica foi baseada em livros, dissertações, revistas e jornais do período buscando compreender a situação social, política e econômica da cidade de Pesqueira e como essas circunstâncias afetaram os Xukuru do Ororubá e o bairro “Xucurus”. Foi realizada uma pesquisa a partir de entrevistas com moradores no bairro “Xucurus”, comerciantes, professores e representantes do povo Xukuru do Ororubá objetivando conhecer situações específicas de memória e cotidiano do bairro com importante participação dos Xukuru na sua formação. Como produto didático será realizado um podcast intitulado “Fala Xucurus” publicado na plataforma YouTube onde os entrevistados contarão histórias sobre a história do Bairro “Xucurus” e suas referências indígenas. Histórias como a do bairro “Xucurus” evidenciando a piramidal necessidade em pesquisar sobre cidades onde os protagonismos indígenas ocorrem, mas são invisibilizados pela elitização da história local. Importante considerar as possibilidades de utilização desse material nas escolas da rede privada e pública no município para além do livro didático, como cumprimento a Lei no 11.645/2008 e possibilitando aos estudantes olhares outros sobre as manifestações socioculturais indígenas para promover o (re)conhecimento e respeito aos povos indígenas, como em Pesqueira no caso do povo Xukuru do Ororubá.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectÍndios Xukurupt_BR
dc.subjectPesqueira (PE) - Históriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleHistória e memórias sobre o bairro “Xucurus” em Pesqueira : subsídios para o ensino de história do municípiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1016461307950845pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9552532754817586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research was about the indigenous Xukuru do Ororubá inhabiting the “Xucurus” neighborhood in the city of Pesqueira, Brazil, and how the history and memories of the indigenous people can be subsidies for teaching in private and public schools in the aforementioned city according to with the determination of Law no 11.645/2008 making the indigenous theme mandatory in the curriculum of Basic Education. As a historical background, from the end of the 19th century to the first half of the 20th century, the city of Pesqueira became known for the potential number of industries in the sweets and preserves sector, especially the Carlos de Britto Industry (Fábrica Peixe), despite the With the nostalgic statements of some residents ratifying possible economic “progress” in the city in the period, we point out examples of evident social inequality and invisibility, especially in relation to the Xukuru do Ororubá Indigenous People, with the dispossession of their lands and the denial of their cultural manifestations by the elite. in favor of maintaining the production of foodstuffs in the lands of Serra do Ororubá, consequently the Xukuru migrated to lands in the urban area of Pesqueira in search of remote survival, forming neighborhoods such as “Xucurus”. The bibliographic research was based on books, dissertations, magazines and newspapers of the period, seeking to understand the social, political and economic situation of the city of Pesqueira and how these circumstances affected the Xukuru do Ororubá and the “Xucurus” neighborhood. Oral research was carried out based on interviews with residents of the “Xucurus” neighborhood, merchants, teachers and representatives of the Xukuru people of Ororubá, aiming to know specific situations of memory and daily life of the neighborhood with an important participation of the Xukuru in its formation. As a didactic product, a podcast entitled “Fala Xucurus” will be developed, published on the YouTube platform, where respondents will tell stories about the history of the “Xucurus” Neighborhood and its indigenous references. Stories like the one from the “Xucurus” neighborhood reveal the pyramidal need to research cities where indigenous protagonism exists, but is made invisible by the elitism of local history. It is important to consider the possibility of using this material in private and public schools in the municipality with a transversal methodology that goes beyond the textbook, in compliance with Law and respect for indigenous peoples, as in Pesqueira in the case of the Xukuru people of Ororubá.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Antonio Dyego Vasconcelos Garcia.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons