Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50244

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIBONATI, Jeronymo José-
dc.contributor.authorARRUDA, Luciana de Morais-
dc.date.accessioned2023-05-16T13:29:06Z-
dc.date.available2023-05-16T13:29:06Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationARRUDA, Luciana de Morais. Determinantes do nível de adequação entre as práticas de controle interno das instituições federais de ensino superior brasileiro e o modelo Coso-ERM. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50244-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi identificar os determinantes do nível de adequação das práticas de controle interno das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) Brasileiras ao COSO- ERM. Nesse sentido, a pesquisa contribui proporcionando informações relevantes para outros pesquisadores do tema, visto que são capazes de produzir um conjunto de conhecimento, por meio da análise e reflexão crítica sobre a produção científica, além de servir como um diagnóstico para investigar o tema central da pesquisa. Em relação à metodologia, questionários foram enviados com questões relacionadas aos cinco componentes do COSO ERM 2007 (Governança e Cultura, Estratégia e Definição de Objetivos; Performance; Análise e Revisão; e Informação, Comunicação e Divulgação) a 107 IFES e a partir das respostas, pôde-se avaliar as práticas de controle interno de 75 instituições a fim de calcular o nível de adequação destas práticas em relação ao framework do COSO-ERM. O nível de adequação ao COSO foi a variável dependente escolhida para esta pesquisa, calculado levando-se em conta o número de questões do questionário (18) e a escala likert de 0 a 4, logo a pontuação mínima atingida é 0 e a máxima é 72. As variáveis independentes foram divididas em perfil dos respondentes (função, formação, tempo na função e idade) e características das IFES (tipo, localização geográfica, receitas/despesas e tempo de existência). Os principais achados mostraram que o nível de adequação mais prevalente foi Baixo (38,9%) para a amostra, contudo, para os Institutos o nível de adequação foi médio (41,1%). As informações financeiras e o tempo de funcionamento das IFES não estão associadas ao nível de adequação Baixo/Muito baixo ou Médio/Alto. Analisando a pontuação média dos scores referente ao nível de adequação, foi possível observar também que os profissionais que atuavam no gabinete do Reitor apresentaram maior pontuação (50,3) em comparação aos demais setores. Excetuando-se os profissionais que constam como “outros” no questionário, os profissionais com formação em administração apresentaram a segunda maior pontuação do nível de adequação (40,6) já aqueles que percebiam o estágio da implementação do For Risk na sua instituição como implantado ou parcialmente implantado apresentaram maior pontuação (60,0 e 57,5, respectivamente). As demais características: Tipo de Instituição, Tempo na Função, Idade e Localização Geográfica não foram significativas na análise.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectControle internopt_BR
dc.subjectGerenciamento de riscospt_BR
dc.subjectInstituições federais de ensino superior – Fundações de apoiopt_BR
dc.titleDeterminantes do nível de adequação entre as práticas de controle interno das instituições federais de ensino superior brasileiro e o modelo Coso-ERMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2710900610797533pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6764396616373892pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research was to identify the determinants of the level of adequacy of the internal control practices of Brazilian Federal Institutions of Higher Education (FIHE) to COSO-ERM. In this sense, the research contributes by providing relevant information for other researchers on the subject, since they are capable of producing a set of knowledge, through analysis and critical reflection on the scientific production, in addition to serving as a diagnosis to investigate the central theme of the research. Regarding the methodology, questionnaires were sent with questions related to the five components of the COSO ERM 2007 (Governance and Culture, Strategy and Objectives Definition; Performance; Analysis and Review; and Information, Communication and Disclosure) to 107 FIHE and based on the responses , it was possible to evaluate the internal control practices of 75 institutions in order to calculate the level of adequacy of these practices in relation to the COSO-ERM framework. The level of adequacy to the COSO was the dependent variable chosen for this research, calculated taking into account the number of questions in the questionnaire (18) and the Likert scale from 0 to 4, so the minimum score reached is 0 and the maximum is 72. The independent variables were divided into the profile of the respondents (role, training, time in the job and age) and characteristics of the IFES (type, geographic location, income/expenses and time of existence). The main findings showed that the most prevalent level of adequacy was Low (38.9%) for the sample, however, for the Institutes the level of adequacy was medium (41.1%). FIHE financial information and operating time are not associated with Low/Very Low or Medium/High suitability. Analyzing the average score of the scores referring to the level of adequacy, it was also possible to observe that the professionals who worked in the Dean's office had a higher score (50.3) compared to the other sectors. With the exception of professionals listed as “others” in the survey, professionals with a degree in administration had the second highest score for the level of adequacy (40.6), whereas those who perceived the stage of implementation of For Risk in their institution as implemented or partially implanted presented higher scores (60.0 and 57.5, respectively). The other characteristics: Type of Institution, Length of Service, Age and Geographical Location were not significant in the analysis.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luciana de Morais Arruda.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons