Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50308

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Caio Augusto Amorim-
dc.contributor.authorMÉLO, Mário Ferreira da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-17T16:53:04Z-
dc.date.available2023-05-17T16:53:04Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationMÉLO, Mário Ferreira da Silva. O rescaldo da cana: inflexões decoloniais sobre a colonialidade do saber retratada na região cultural do Nordeste Agrário do Litoral por Manuel Diégues Júnior. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50308-
dc.description.abstractA presente tese tem por objetivo reconhecer, decodificar e traduzir, a partir da perspec- tiva decolonial, a colonialidade do poder e do saber expressas na cartografia que consta no livro “Regiões Culturais do Brasil”, apresentado pioneiramente pelo antropólogo Manuel Diégues Júnior, em 1960. Ao analisar a caracterização realizada do Nordeste Agrário do Lito- ral, uma das regiões culturais elencadas pelo autor e espaço regional central nesta pesquisa, a tese identifica construções intersubjetivas que descrevem e caracterizam a região, reportando à concepções cristalizadas no imaginário coletivo e amplamente carregadas de preceitos for- jados no saudoso e romantizado passado colonial canavieiro, ao qual tem em Gilberto Freyre como um dos principais expoentes e forte influenciador na obra de Diégues Júnior. Ao se veri- ficar na obra sinais evidentes de orientações que remetem ao lusotropicalismo, buscou-se ati- var o seu processo de desconstrução narrativa mediante a ótica decolonial e reposicionar pos- turas deslocadas de seu tempo que ainda insistem na manutenção de normativas que soam re- trógradas para os contextos hodiernos. Sendo assim, ao traçar um roteiro que se inicia na ar- quitetura do Orientalismo de Edward Said, passando pela modernidade-colonialidade ociden- tal, ancorada nas investigações de Walter Mignolo e Santiago Castro-Gómez - este último também relevante por apontar a colonialidade no campo epistêmico do Saber - aporta no con- ceito de Colonialidade do Poder, elaborado por Aníbal Quijano. Ao utilizar o referencial teó- rico do geógrafo Rogério Haesbaert e discorrer sobre a região enquanto Artefato - composta tanto por sua face realista/fato quanto pela construída/arte - procura apontar caminhos que possibilitem erigir uma nova epiderme sobre as regiões culturais no Brasil, em particular no Nordeste Agrário do Litoral. Agora, pela perspectiva decolonial. É a busca por esse !Rescaldo da Cana” o elemento motriz em que orbita a revisão literária nesta tese.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRegiões culturaispt_BR
dc.subjectNordeste agráriopt_BR
dc.subjectColonialidade do saberpt_BR
dc.titleO rescaldo da cana : inflexões decoloniais sobre a colonialidade do saber retratada na região cultural do Nordeste Agrário do Litoral por Manuel Diégues Júniorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6945900783482368pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908600462706819pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to recognize, decode and translate, from a decolonial perspective, the coloniality of power and knowledge expressed in the cartography contained in the book “Regiões Culturais do Brasil”, pioneered by the anthropologist Manuel Diégues Júnior, in 1960. By analyzing the characterization of Nordeste Agrário do Litoral, one of the cultural regions listed by the author and a central regional space in this research, the thesis identifies intersubjective constructions that describe and characterize the region, reporting to conceptions crystallized in the collective imagination and widely loaded with forged precepts. in the nostalgic and romanticized sugarcane colonial past, to which Gilberto Freyre is one of the main exponents and strong influencer in the work of Diégues Júnior. By verifying evident signs of orientations that refer to lusotropicalism in the work, we sought to activate its narrative deconstruction process through a decolonial perspective and to reposition positions displaced from its time that still insist on maintaining norms that sound retrograde to today's contexts. Therefore, when tracing a script that begins in the architecture of Edward Said's Orientalism, passing through Western modernity-coloniality, anchored in the investigations of Walter Mignolo and Santiago Castro-Gómez - the latter also relevant for pointing out coloniality in the epistemic field of Knowledge - contributes to the concept of Coloniality of Power, developed by Aníbal Quijano. By using the theoretical framework of the geographer Rogério Haesbaert and discussing the region as an Artefato - composed both by its realistic/ fact and by the constructed/art face - it seeks to point out ways that make it possible to erect a new epidermis over the cultural regions in Brazil, particularly in the Northeast Agrarian Coast. Now, from the decolonial perspective. It is the search for this “Rescaldo da Cana” the driving element in which the literary review orbits in this thesis.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Mário Ferreira da Silva Mélo.pdf8,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons