Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.authorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas-
dc.date.accessioned2023-05-17T16:57:09Z-
dc.date.available2023-05-17T16:57:09Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB: entre a laicização e a confessionalidade. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309-
dc.description.abstractEsta pesquisa destacou o curso de licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a constituição laica do Ensino Religioso (ER), a partir de uma investigação dos discursos de professores e alunos egressos desta licenciatura, bem como, do seu Projeto Político Pedagógico. Escolhemos a Universidade Federal da Paraíba por esta ser uma instituição pública, portanto sem vínculos confessionais. Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o Projeto Político Pedagógico do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o Ensino Religioso nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectCiência e religiãopt_BR
dc.titleConstituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB : entre a laicização e a confessionalidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research highlighted the undergraduate degree in Religious Science at the Federal University of Paraíba (UFPB) for the secular constitution of Religious Education, based on an investigation of the speeches of professors and students who graduated from this degree, as well as its Pedagogical Political Project. We chose Federal University of Paraíba because it is a public institution, therefore without religious ties. Our intention was to identify the ideologies that are active in what the interviewed subjects and the pedagogical political project of the undergraduate degree consider important for the preservation of secularism in the current educational context and to understand how the dynamics of this identity formation of teachers happensin the perspective of re-signifying teaching religion in schools from a non-proselytizing perspective. For this, we used the Discourse Theory developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe and the methodology of French Discourse Analysis based on Eni Orlandi and Michel Pêcheux.pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons