Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50341

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorCORREIA, Manoel Arthur Barbosa-
dc.date.accessioned2023-05-18T16:22:52Z-
dc.date.available2023-05-18T16:22:52Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationCORREIA, Manoel Arthur Barbosa. Letramento estatístico no currículo das licenciaturas em matemática de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50341-
dc.description.abstractEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender através de análise documental, como o currículo dessas Licenciaturas em Matemática está configurado numa perspectiva do Letramento Estatístico. Para tanto selecionamos 22 (vinte e dois) cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco e realizamos uma análise dos documentos pedagógicos destes cursos. A trajetória metodológica contou com três etapas sendo a primeira uma análise descritiva das disciplinas de Estatística, a segunda uma análise de conteúdo dos PPCs dos cursos selecionados e a terceira com uma discussão acerca das convergências e divergências destes documentos pedagógicos com o currículo das Licenciaturas em Matemática, a Educação Estatística e sobretudo o Letramento Estatístico. Os resultados mostraram que estes cursos apesar de apresentarem as disciplinas concentradas no ensino conceitual da Estatística, possuem em seus PPCs a percepção de que é necessário o desenvolvimento crítico do licenciando enquanto cidadão para formar um profissional preparado para o ensino contextualizado e dirigido ao desenvolvimento do Letramento Estatístico de seus alunos. Entretanto, isto não está refletido nas disciplinas de Estatística, onde o Letramento Estatístico é preterido apesar das conexões que os documentos pedagógicos possuem com os seus elementos. Apesar disto, o currículo das Licenciaturas em matemática ainda está passível de mudanças que prezem pelo desenvolvimento do Letramento Estatístico dos seus futuros professores de Matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatística educacionalpt_BR
dc.subjectLetramento - Estatísticapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleLetramento estatístico no currículo das licenciaturas em matemática de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9179269781592155pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis qualitative research sought to understand through documentary analysis, how the curriculum of these Mathematics Teacher education Programs is configured from the perspective of statistical literacy. For this, we selected 22 (twenty-two) Mathematics teacher education courses from the state of Pernambuco/Brazil and analyzed the pedagogical documents of these courses. The methodological trajectory consisted of three stages, the first being a descriptive analysis of the disciplines of Statistics, the second being a content analysis of the selected courses’ pedagogical projects (PPCs) and the third being a discussion about the convergences and divergences of these pedagogical documents with the curriculum of Mathematics teacher education, statistical education and above all statistical literacy. The results showed that these courses, despite presenting disciplines focused on the conceptual teaching of Statistics, perceive in their PPCs the perception for critical development of the student as citizens to form a professional prepared for contextualized teaching and directed to the development of statistical literacy of their students. However, this is not reflected in the Statistics disciplines, where statistical literacy is passed over despite the connections that pedagogical documents have with its elements. Despite this, the Mathemathics teacher education curriculum is still subject to changes that value the development of the Statistical Literacy in their future Mathematics teachers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Manoel Arthur Barbosa Correia.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons