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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50392

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorSILVA, Felipe Alves Mendes da-
dc.date.accessioned2023-05-19T16:52:28Z-
dc.date.available2023-05-19T16:52:28Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Alves Mendes da. Eficiência das universidades públicas brasileiras: avaliação da graduação e pós-graduação sob a ótica de um modelo em redes com recursos compartilhados. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50392-
dc.description.abstractAs avaliações no segmento educacional apresentam-se como um desafio devido aos inúmeros critérios a serem considerados. Desse modo, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para avaliar as instituições de ensino superior brasileiras por meio de um modelo DEA em redes (Network DEA - NDEA). O modelo proposto contempla dois estágios em paralelo e visa avaliar as atividades de graduação e pós-graduação considerando o compartilhamento de recursos entre essas atividades e variáveis indesejáveis. A modelagem NDEA possibilita representar de forma adequada o ensino superior brasileiro, uma vez que essas atividades se desenvolvem de forma paralela. Uma amostra com 81 universidades públicas foi utilizada para ilustrar o método e os dados correspondem ao ano de 2020. Os resultados indicam que os índices de eficiência da pós- graduação são superiores aos da graduação, demostrando ao governo que a graduação deve ser o foco no desenvolvimento de estratégias de melhoria do ensino superior. Os resultados do modelo NDEA foram comparados com o modelo CCR, o que permitiu verificar um maior poder de discriminação por parte do primeiro modelo. Foi realizada uma análise de sensibilidade do modelo e não se observou grandes variações nos scores de eficiência, constatando a sua robustez. A abordagem proposta fornece novos insights sobre o ensino superior brasileiro e por meio da decomposição de eficiência o tomador de decisão é capaz de identificar a estrutura acadêmica menos eficiente, facilitando o desenvolvimento de estratégias de melhoria para cada universidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectNetwork data envelopment analysis (NDEA)pt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectuniversidades brasileiraspt_BR
dc.titleEficiência das universidades públicas brasileiras : avaliação da graduação e pós-graduação sob a ótica de um modelo em redes com recursos compartilhadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8272379881934119pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190610699976105pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxEvaluations in the educational segment present themselves as a challenge due to the many criteria to be considered. Thus, the present work proposes a new approach to evaluate Brazilian higher education institutions using a DEA model in networks. The proposed model contemplates two steps in parallel and aims to evaluate undergraduate and graduate activities considering the sharing of resources between these activities and undesirable variables. The NDEA modeling makes it possible to adequately represent Brazilian higher education since these activities are developed in parallel. A sample with 81 public universities was used to illustrate the method and the data correspond to the year 2020. The results indicate that graduate efficiency rates are higher than undergraduate efficiency rates, demonstrating to the government that undergraduate education should be the focus in developing strategies to improve higher education. The results of the NDEA model were compared with the CCR model, which allowed us to verify a greater power of discrimination on the part of the former model. A sensitivity analysis of the model was performed and no major variations in efficiency scores were observed, confirming its robustness. The proposed approach provides new insights into Brazilian higher education and through efficiency decomposition, the decision maker can identify the least efficient academic structure, facilitating the development of improvement strategies for each university.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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