Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50417

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorSILVA, Adriana Minervina da-
dc.date.accessioned2023-05-22T13:37:56Z-
dc.date.available2023-05-22T13:37:56Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Minervina. Retratações da memória: os efeitos do colonialismo na subjetividade da mulher negra em um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves. 2023. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50417-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a narrativa de Um defeito de cor, da escritora Ana Maria Gonçalves. Ambientada no início do século XIX, a narrativa abarca a história de vida de Kehinde, uma mulher negra, nascida em Savalu, África, capturada e trazida ao Brasil para ser escravizada ainda quando criança. Ao longo de sua vida, Kehinde enfrenta muitos desafios pela necessidade de conviver em uma sociedade escravocrata, sob os efeitos da colonialidade do poder (QUIJANO, 2005), de gênero (LUGONES, 2014) e de tantas outras violências. Em sua formação, Kehinde tem a oportunidade de aprender as primeiras letras e tem contato com a literatura. Esse encontro se revela transformador para sua vida, pois por meio de muitas leituras literárias, ela adquire um nível de intelectualidade que a faz encarar a vida de modo diferente, obtendo forças para superar os sofrimentos pelos quais passava. Propomos uma leitura de Um defeito de cor a partir da perspectiva de um romance de formação feminino (PINTO, 1990), pois a narrativa nos apresenta todo o processo formativo da personagem Kehinde em diversas dimensões, intelectual, pessoal, cultural e financeira (MIRANDA, 2019). Reconhecemos em Kehinde a voz de uma contranarrativa histórica (CALADO, 2018), pelo protagonismo ao narrar suas vivências (GINZBURG, 2012), por sua intelectualidade adquirida por meio da literatura (CANDIDO, 1972) e seus movimentos de resistência, mostrando novas possibilidades de autoapresentação da mulher negra na literatura brasileira (EVARISTO, 2005). Com isso, Kehinde se configura enquanto uma mãe preta que muito tem a ensinar, narrar, contar e nutrir literariamente a todos os seus filhos leitores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos Literáriospt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectContranarrativapt_BR
dc.titleRetratações da memória : os efeitos do colonialismo na subjetividade da mulher negra em um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalvespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7353340915527840pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the narrative of "A Color Defect" by the writer Ana Maria Gonçalves. Set in the early 19th century, the narrative covers the life story of Kehinde, a black woman born in Savalu, Africa, who is captured and brought to Brazil to be enslaved as a child. Throughout her life, Kehinde faces many challenges due to the need to live in a slave-owning society, under the effects of coloniality of power (QUIJANO, 2005), gender (LUGONES, 2014), and many other forms of violence. During her education, Kehinde has the opportunity to learn her first letters and has contact with literature. This meeting turns out to be transformative for her life because, through many literary readings, she acquires a level of intellectuality that makes her face life differently and gives her the strength to overcome the sufferings she went through. We propose a reading of "A Color Defect" from the perspective of a female education novel (PINTO, 1990), as the narrative presents us with the entire formative process of the character Kehinde in various dimensions: intellectual, personal, cultural, and financial (MIRANDA, 2019). We recognize in Kehinde the voice of a historical counter-narrative (CALADO, 2018), for her role in narrating her experiences (GINZBURG, 2012), for her intellectuality acquired through literature (CANDIDO, 1972), and her resistance movements, which show new possibilities of self-presentation of black women in Brazilian literature (EVARISTO, 2005). With that, Kehinde configures herself as a black mother who has a lot to teach, narrate, tell, and literarily nourish all her reading children.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Adriana Minervina da Silva.pdf776,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons