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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50456
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Eduardo José | - |
dc.contributor.author | LIMA, Leonardo Martiniano de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T12:47:18Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T12:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Leonardo Martiniano de. Estudo de implementação de eletroposto alimentado por um sistema fotovoltaico autônomo na ilha de Fernando de Noronha. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50456 | - |
dc.description.abstract | Microrredes são sistemas de geração e distribuição de energia integrados e alocados nas proximidades das cargas elétricas, são caracterizadas pelo porte reduzido e capacidade de operar de forma ilhada, se tornando potenciais aliadas no fornecimento de energia para locais isolados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica de três possíveis topologias conceituais para implementação de um eletroposto, suprido por um sistema de geração solar fotovoltaica dotado de sistema de armazenamento de energia (eletroposto autônomo), na ilha de Fernando de Noronha. Foram realizadas simulações de desempenho eletroenergético do sistema, considerando as variações climáticas da região e a característica da curva de carga associada às estações de recarga. Além disso, foi realizada uma análise econômica dos custos com a aquisição dos equipamentos elétricos que compõem o sistema de geração e o sistema de armazenamento. Os resultados indicam que a utilização de sistemas fotovoltaicos com bateria para alimentação de eletropostos pode ser considerada uma opção viável tecnicamente e economicamente atrativa (quando comparada ao suprimento via geração termoelétrica). A utilização de eletropostos estruturados como microrredes autônomas pode contribuir para a redução da dependência de combustíveis fosseis, atuando diretamente para a redução de emissão de CO², podendo ser considerado uma alternativa tecnológica para o programa Noronha carbono zero (que visa reduzir a emissão de CO² na ilha). | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Microrredes | pt_BR |
dc.subject | Sistema fotovoltaico autônomo | pt_BR |
dc.subject | Eletroposto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de armazenamento por bateria. | pt_BR |
dc.title | Estudo de implementação de eletroposto alimentado por um sistema fotovoltaico autônomo na ilha de Fernando de Noronha | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CASTRO, José Filho da Costa | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1795391747101029 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Microgrids (MG) are integrated energy generation and distribution systems located near electrical loads. MG are characterized by their small size and ability to operate independently, making them allies in supplying energy to isolated locations. Therefore, this work aims to evaluate the technical feasibility of three possible conceptual topologies for implementing an electric vehicle charging station, supplied by a photovoltaic solar generation system equipped with an energy storage system (autonomous charging station), on the island of Fernando de Noronha. Electro-energetic performance simulations of the system were conducted, considering the region's climate variations and the load curve characteristics associated with the charging stations. In addition, an economic analysis was conducted on the costs associated with acquiring the electrical equipment that makes up the generation and storage system. The results indicate that the use of photovoltaic systems with batteries for charging stations can be considered a technically feasible and economically attractive option (when compared to supply via thermal generation). The use of charging stations structured as autonomous microgrids can contribute to the reduction of fossil fuel dependency, directly acting to reduce CO² emissions, and can be considered a technological alternative for the Noronha carbon-zero program (which aims to reduce CO² emissions on the island). | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Elétrica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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