Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50468
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Drielli de Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T14:35:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T14:35:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Drielli de Macêdo. As contribuições da gestão escolar para o trabalho pedagógico com as TICs na educação. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50468 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute como a gestão contribui para o trabalho pedagógico com as Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Municipal de Caruaru. Tendo como objetivo geral compreender a prática pedagógica da gestão escolar, mediante as Tecnologias da Informação e Comunicação na escola. A pesquisa foi fundamentada em autores como: Luck (2006); Paro (2008); Vieira (2003), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, sendo os sujeitos de pesquisa a gestora, vice gestora e a coordenadora pedagógica. Situada em uma abordagem qualitativa a partir de (OLIVEIRA, 2016), viabiliza a compreensão do objeto através da aproximação da realidade. Como instrumento para coleta de dados, se utilizou da observação, análise documental e entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (BARDIN, 1977), possibilitou identificar que a equipe gestora contribui com a dimensão pedagógica da utilização das tecnologias, de modo crítico e comprometido. Embora, não haja a compressão de maneira abrangente das TICs, a gestão em sua prática cotidiana demonstra interesse e preocupação com o estudante, com sua aprendizagem, e em formar cidadãos criativos, críticos, participativos e solidários. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | As contribuições da gestão escolar para o trabalho pedagógico com as TICs na educação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Drielli de Macêdo Nascimento.pdf | 303,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons