Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50468

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Drielli de Macêdo-
dc.date.accessioned2023-05-23T14:35:12Z-
dc.date.available2023-05-23T14:35:12Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-05-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Drielli de Macêdo. As contribuições da gestão escolar para o trabalho pedagógico com as TICs na educação. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50468-
dc.description.abstractO presente artigo discute como a gestão contribui para o trabalho pedagógico com as Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Municipal de Caruaru. Tendo como objetivo geral compreender a prática pedagógica da gestão escolar, mediante as Tecnologias da Informação e Comunicação na escola. A pesquisa foi fundamentada em autores como: Luck (2006); Paro (2008); Vieira (2003), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, sendo os sujeitos de pesquisa a gestora, vice gestora e a coordenadora pedagógica. Situada em uma abordagem qualitativa a partir de (OLIVEIRA, 2016), viabiliza a compreensão do objeto através da aproximação da realidade. Como instrumento para coleta de dados, se utilizou da observação, análise documental e entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (BARDIN, 1977), possibilitou identificar que a equipe gestora contribui com a dimensão pedagógica da utilização das tecnologias, de modo crítico e comprometido. Embora, não haja a compressão de maneira abrangente das TICs, a gestão em sua prática cotidiana demonstra interesse e preocupação com o estudante, com sua aprendizagem, e em formar cidadãos criativos, críticos, participativos e solidários.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs contribuições da gestão escolar para o trabalho pedagógico com as TICs na educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Drielli de Macêdo Nascimento.pdf303,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons